Em painel com governadores da Califórnia, Binho Marques destaca opção do Acre pela floresta em pé

"Há 10 anos, o povo acreano fez opção por um projeto de governo declaradamente voltado para a valorização da floresta", diz Binho

painel_encontro_california_02.jpg

Binho Marques durante apresentação no painel (Foto: Agência de Notícias do Acre)

painel_encontro_california_04.jpg

Marques e o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger (Foto: Agência de Notícias do Acre)

Ao apresentar as políticas públicas que o Governo do Estado está implementando no Acre para a conservação da floresta Amazônia e implantação de um novo modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade ambiental, o Governador Binho Marques destacou durante a 2ª Conferência de Governadores sobre Clima Global 2009, na Califórnia, a conscientização do povo acreano pela preservação da floresta.

"Dez anos atrás, povo acreano fez opção por um projeto de governo declaradamente voltado para a valorização da floresta e a construção de um projeto de desenvolvimento sustentado. Hoje já colhemos os primeiros resultados dessa decisão popular. Melhoramos nossos indicadores sociais – e me permitam apenas um exemplo: nestes dez anos, saímos do último lugar entre os 27 estados brasileiros para ficar entre os 10 melhores colocados no ranking do Ministério da Educação. Buscando qualidade de vida para os povos da floresta, elegemos a proteção e o uso inteligente da floresta como o desafio fundamental", disse Marques para uma plateia de lideranças políticas e sociais de vários lugares do mundo.

Junto aos demais governadores de estados da Amazônia, o governador do Acre participou de um dos paineis mais esperados do encontro, que encerrou o evento, abordando o tema "Soluções para a Floresta: Protegendo o Pulmão do Mundo". Os representantes debateram o progresso na redução das emissões de desmatamento e degradação da terra (REDD). Os painelistas discutiram, entre outros temas, o progresso sobre o memorando de entendimento assinado em 2009 entre 9 estados (entre eles o Acre) dos Estados Unidos, Indonésia e Brasil – estados que juntos reúnem mais de 50% das florestas do mundo. Entre os participantes deste painel estavam, além do governador Binho Marques, a governadora do Pará, Ana Júlia; o representante do Grupo Orsa, Sergio Amoroso; o Secretário de Recursos Naturais da Califórnia, Mike Chrisman; o presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros, Manoel Silva da Cunha; o governador do Amazonas, Carlos Eduardo Braga; o governador da Província de Aceh, na Indonésia, Irwandi Yusuf; entre outras lideranças.

Levando em conta que o Acre possui 88% de seu território coberto por área florestal, o governador acreano apresentou dados importantes que mostram como está sendo desenvolvida a gestão ambiental no Estado para garantir a preservação desse patrimônio ambiental.

"Avançamos nas práticas sustentáveis e nas medidas institucionais para proteção das florestas. Hoje, nosso território tem 47% de áreas protegidas. E estamos aqui buscando meios para proteger outras áreas, como os 5 milhões e 800 mil hectares de Área Prioritária do nosso REED, que estudos do Instituto de Pesquisas da Amazônia atestam sob risco efetivo de desmatamento na próxima década. Nós aprendemos com Chico Mendes que é preciso disseminar práticas sustentáveis em todos os recantos da floresta – das reservas extrativistas e as terras indígenas, até as propriedades rurais, grandes ou pequenas. Tudo que queremos é valorizar a florestania e tornar o Acre uma prova de que a Amazônia é um bom lugar para se viver em paz com a natureza", disse Binho Marques em sua apresentação no encontro.

Ainda no encerramento da II Conferência de Governadores sobre Clima Global, na Califórnia, os governadores do Brasil,  Indonésia e Estados Unidos realizaram a assinatura da Declaração de Conferência cooperativa sobre soluções climáticas.

Galeria de Imagens