8 municípios beneficiados

Emendas parlamentares garantem mais de 1,6 milhões de reais para saúde

O Ministério da Saúde anunciou na manhã desta segunda-feira, 12, a liberação de quase 2 milhões de reais em emendas destinadas a saúde pública do Acre.

Os investimentos são resultados de emendas parlamentares do deputado federal Léo de Brito.

As emendas contemplam 8 municípios do estado com a aquisição de equipamentos de extrema importância para a garantia de mais qualidade no atendimento à população nas unidades de saúde beneficiadas.

São diversos equipamentos que serão adquiridos com os recursos. Entre os que se destacam estão desfibrilador externo automático, ventilador pulmonar pressométrico, destinado a garantir respiração artificial em casos de urgência e emergência, eletrocardiógrafo portátil, que é o aparelho que realiza o eletrocardiograma, exame capaz de detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, por isso é usado para identificar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronariana, infarto do miocárdio, distúrbios na condução elétrica do órgão, problemas nas válvulas do coração, pericardite, hipertrofia das câmaras cardíacas e doenças que isolam o coração.

Serão beneficiados o Hospital Raimundo Chaar em Brasileia, o Hospital Geral de Feijó, a Unidade Mista de Saúde em Rodrigues Alves, o Hospital Dr. Ary Rodrigues no município de Senador Guiomard, o Hospital Manoel Marinho Monte em Plácido de Castro, em Xapuri o Hospital Epaminondas Jácome e em Rio Branco, o Hospital do Câncer (Unacon).

No vale do Juruá, a Central de Regulação vai receber equipamentos e uma camionete nova.

O valor distribuído entre os municípios, de 1,66 milhões de reais, destina-se a aquisição de equipamentos de acordo com a necessidade de cada unidade contemplada.

“É um momento muito importante, estamos pensando exatamente na saúde pública da população. Muitas pessoas estão passando por dificuldade então é fundamental que a serviço de saúde seja reforçada” ressalta o deputado federal Léo de Brito.

Já o secretário estadual de saúde Gemil de Abreu Júnior, comemorou os investimentos e o apoio do parlamentar. “Léo de Brito é um deputado que tem atuado em Brasília na busca incessante por recursos para a nossa saúde. O nosso sentimento, sem dúvidas, é de gratidão”, destaca.