Emoção marca premiação da 1ª Surdolímpiada

Competições tiveram a participação de 70 alunos entre 15 e 20 de setembro. Evento marcou o Dia Nacional do Surdo

dia_nacional_dos_surdos_260908_2.jpg

Competições contaram com a participação de 70 alunos (Foto: Angela Peres/Secom)

1ª Surdolímpiada realizada pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico (NAP), do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), que com três anos de existência atende aproximadamente 150 alunos com deficiência auditiva.

As competições contaram com a participação de 70 alunos e foram realizadas  entre os dias 15 e 20 de setembro, nas modalidades de futebol de salão, vôlei, gincana, soletrando e calculando. Nesta, o objetivo foi incentivar os participantes para o aprendizado da língua portuguesa e da matemática, estimular o desenvolvimento cognitivo e social e também o regresso ao CAS.

As atividades foram realizadas por professores do NAP, sendo adaptadas para a deficiência dos atletas que mostraram ter um bom desempenho em todas as provas que disputaram. Para Josiane Barroso, aluna do CAS, e quem conquistou maior número de medalhas a competição tem muita importância: "É bom para minha vida", disse.

Helena Sperotto afirma que esta festividade é um momento impar para o CAS, pela realização da Surdolímpiada e também pela conquista do Decreto 5626, que torna a linguagem de sinais disciplina obrigatória na formação dos professores do magistério. "Um evento louvável, de verdadeira inclusão…" disse o professor Antônio Ferreira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter