Empreendedores de Tarauacá conhecem Programa de Feiras Regionais

: Em Tarauacá, 50 empreendedores serão contemplados com barracas (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Em Tarauacá, 50 empreendedores serão contemplados com barracas (Foto: Maria Meirelles/Secom)

O Programa Estadual de Feiras Regionais, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), foi apresentado na semana passada em Tarauacá aos 40 empreendedores da região. O projeto prevê a entrega de mil barracas para a realização de feiras de economia solidária.

No inicio do mês foram entregues 50 barracas à prefeitura, que ficou responsável pela organização dos eventos, com o apoio da SEPN. Outro eixo importante do projeto é a distribuição da cartilha que normatiza a organização das feiras. Ela contém recomendações para a promoção dos eventos comunitários e instruções de boas práticas no manuseio e armazenamento dos produtos comercializados.

Os cinco mil exemplares da cartilha serão entregues aos donos de empreendimentos e gestores públicos acreanos. Em 2014 foram realizadas 20 feiras de economia solidária em todo o Estado, que movimentaram mais de R$ 2 milhões no Acre.  A iniciativa busca criar um espaço permanente de comercialização aos beneficiários de pequenos negócios.

Para o presidente da Associação dos Produtores, Criadores Kaxinawá da Praia do Carapanã (Askpa), Tuῐ Kaxinawá, as feiras vão incentivar o escoamento da produção. “Muitas vezes as pessoas produzem e não têm para onde vender. Com a realização das feiras, todos os artesãos vão ter oportunidade de participar e aumentar a renda, além de movimentar a economia do município”, destacou.

Segundo o titular da SEPN, Henry Nogueira, o projeto fortalece a economia do Estado. “A proposta do programa é aumentar em até 60% a receita dos empreendimentos que participam das feiras. Ampliaremos o apoio ao seguimento de economia solidária, ao passo que vamos democratizar os espaços disponibilizados aos feirantes, incentivando a adesão de novos empreendedores”, declarou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest