Empresários acreanos e peruanos participam de rodada de negócios

Expectativa é de que a conclusão da Interoceânica fortaleça a comercialização de produtos entre os dois países

rodade_de_negorcios_foto_angela_peres_1.jpg

Empresários conhecem produtos dos dois países e analisam possibilidades de negócios (Foto: Angela Peres/Secom)

Como parte da programação do Fórum Empresarial Brasil-Peru realizado nesta terça-feira, em Rio Branco, os empresários dos dois países encerraram o dia em uma rodada de negócios. Representantes de empresas e cooperativas tiveram a oportunidade de pesquisar preços e fechar vendas importantes. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, o setor produtivo representado pelo Fórum de Desenvolvimento Sustentável, e contou com apoio de organização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae.

O empresário acreano Rubenir Guerra negociava com o representante de uma empresa de Porto Maldonado, a compra de pedra brita. Produto que hoje ele importa de Rondônia. "O custo está muito bom. Eu acredito que é bastante produtivo este encontro. Temos uma expectativa grande com essa conclusão que se aproxima da Interoceânica e aumenta a possibilidade de a gente poder fazer bons negócios com os empresários peruanos".

Segundo a Gerente de Acesso à Mercado e Inovações Tecnológicas do Sebrae Acre, Soraya Neves, o objetivo da rodada de negócios foi atingida, já que permitiu a concretização de acordos entre as empresas dos dois países vizinhos. A representante do Sebrae de Mato Grosso, Marta Torezzam, garantiu que encontros como este serão promovidos regularmente. "Estaremos fazendo periodicamente rodadas como essa, porque dentro de um projeto ousado e necessário como da integração Brasil-Peru é preciso incentivar a promoção de negócios a partir dessa aproximação".

A Cooperativa de Jacaré, da cidade de Cárceres, Mato Grosso, é a única na América Latina a ter um frigorífico de abate de carne de jacaré. O diretor administrativo da organização, Wilson Girard, acredita que essa aproximação vai permitir expandir o negócio pioneiro no Brasil. "Nós acreditamos muito nessa integração. Acredito que é uma questão de tempo para que a gente possa comercializar com outros países da região".

Outro empresário animado na noite de negócios foi Daniel Brolezi, da Carpelo – uma empresa de produtos alimentícios de Mato Grosso. Somente na rodada desta terça-feira ele fechou três negócios. Entre eles, a compra de azeitona do Peru para produção do azeite de oliva. "No momento que essa estrada para o estiver concluída, vai alavancar muito o comércio entre os dois países e a gente não pode desprezar um país com 30 milhões de pessoas como o Peru".

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter