Saúde

Encontro Estadual para o fortalecimento da atenção primária é realizado na capital

Com o objetivo de aprimorar o atendimento na saúde básica, o Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária (DAPE), realizaram, nos dias 14 e 15 de agosto, o Encontro Estadual para o Fortalecimento da Atenção Primária.

O evento foi o primeiro no estado desde a criação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), antigo DAB – Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde. Todos os 22 municípios acreanos confirmaram presença no encontro.

“O Ministério tem feito tentativas de aproximação com os territórios e uma das lógicas disso é você construir movimentos que tratam a participação dos estados e municípios, contemplando eles com ofertas que valorizem a política nacional da atenção básica. O evento no Acre procurou trabalhar questões que tragam melhores condições dos municípios junto com as equipes e gestão para estarem qualificando seus processos de trabalho e com isso melhorar a qualidade de saúde do usuário”, esclarece o técnico da SAPS, Olavo Fontoura.

Profissionais da saúde participam de oficina durante encontro. Foto: Júnior Aguiar/ Sesacre.

A programação incluiu mesas redondas, atendimentos e oficinas temáticas sobre o último ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ); Saúde na Hora; a integração da APS com a vigilância; as Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas e Fluviais e os Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). A estratégia e-SUS AB e Médicos pelo Brasil também foram assuntos de destaque, bem como o panorama da Atenção Primária no Estado.

“Os municípios com suas dúvidas em relação aos programas, estão sendo esclarecidos e atualizados através dos consultores do Ministério para que em suas cidades façam os progressos necessários para o atendimento e melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta o chefe do DAPE, Luiz Carlos Marinho.

Luzia Figueiredo veio de Sena Madureira participar da capacitação. Foto: Júnior Aguiar/ Sesacre.

A sanitarista Luzia Figueiredo, assessora técnica do município de Sena Madureira, ressalta a importância de participar do encontro. “Sem dúvida foi muito gratificante. Nós técnicos tivemos a oportunidade de ser mais bem capacitados pelos próprios técnicos do Ministério da Saúde. Com certeza teve um rendimento positivo para os municípios”.

Estiveram presentes na abertura o presidente do COSEMS do Acre, Daniel Herculano; o secretário adjunto de Assistência à Saúde da Sesacre, Faustino Marques; o secretário Municipal de Saúde de Rio Branco, Otoniel Almeida; e o superintendente do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Edén Carlos de Miranda.