abertura é hoje à noite

Encontro regional sobre saúde do trabalhador começa nesta quarta

Para discutir questões relacionadas à saúde do trabalhador, tem início nesta quarta-feira, 9, a partir das 19 horas, o V Encontro da Macrorregião do Norte em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora.

O evento, que será realizado no Gram Lumni Hotel até esta sexta, 11, em Rio Branco, é promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre) e o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast).

De acordo com o gerente do Cerest, Rossy Ramos, o evento é de grande importância para fortalecer e integrar a política de saúde do trabalhador. “Durante o quinto encontro, vamos debater e apresentar propostas para melhorar a política de saúde da Região Norte, apresentando os protocolos para seu fortalecimento.”

O objetivo do encontro é fortalecer a Renast, com foco nas notificações e agravos, assim como ampliar as perspectivas dos avanços conquistados.

Participam do evento representantes estaduais e regionais dos Cerest de todos os estados da Região Norte, bem como os gestores de saúde, a comissão intersetorial de saúde do trabalhador e os sindicatos.

Durante os dias do evento, os participantes irão dialogar sobre temas relacionados aos avanços e desafios dos Cerests da Região Norte, atenção à saúde do trabalhador e outros assuntos.

O encontro também contará com a participação de uma representante do Ministério da Saúde (MS), que falará sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e os avanços da Política Nacional dos Trabalhadores.

Na sexta-feira, 11, último dia do evento, os participantes vão construir juntos a Carta da Região Norte, sobre a saúde do trabalhador.