Enfermeiros do Hemoacre recebem treinamento para utilizar equipamento automatizado

Profissionais de enfermagem do Hemoacre de Rio Branco receberam capacitação durante dois dias sobre como manusear o equipamento que realiza doação de sangue por aférese. Aférese é um procedimento no qual um componente sanguíneo é separado e removido do organismo por meio da utilização de um equipamento automatizado.

O procedimento permite a fração das plaquetas e outros componentes do sangue, doados para pessoas que estão em tratamento contra o câncer e outras doenças sanguíneas.

Antes, apenas três enfermeiros sabiam fazer o procedimento Foto: cedida

A máquina coletora separa os componentes do sangue por centrifugação, permitindo a coleta seletiva de um ou mais de seus componentes. Antes, apenas três enfermeiros sabiam fazer o procedimento de aféreses. Com o treinamento, agora todos estão habilitados.

“O treinamento é importante, pois proporciona aos profissionais condições para operar um equipamento altamente tecnológico responsável por coletar apenas as plaquetas do doador. Essas plaquetas são utilizadas em pacientes graves e proporcionam uma resposta muito mais satisfatória ao tratamento”, explica a enfermeira, Mônica Torres.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter