Qualificação Especial

Ensino Especial realiza formação de mediadores

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Educação Especial, realizou nesta segunda e terça-feira, 29 e 30, formação de mediadores que atuam nas escolas urbanas e rurais de Rio Branco com alunos especiais. A formação aconteceu no auditório do Centro Educacional Dom Bosco.

Capacitação dos mediadores foi realizada no auditório do Dom Bosco.
Foto: Stalin Melo

A formação visa, sobretudo, capacitar os mediadores para trabalhar a questão das avaliações com os alunos especiais, já que estas são diferenciadas. Participam da capacitação em torno de 250 profissionais que ao longo do ano letivo farão as adaptações necessárias para garantir o melhor aprendizado das crianças.

Esta formação é, na verdade, o fechamento de um ciclo de formações da Educação Especial, uma vez que assistentes educacionais e os professores que fazem os atendimentos hospitalar (quando a criança tem que passar por um longo período internada) e domiciliar também já passaram por uma capacitação.

No mês de julho, outro ciclo de formações acontecerá, este voltado para os intérpretes de libras e para coordenadores e gestores escolares. Além disso, nos próximos dias iniciará a formação dos profissionais que trabalham com o ensino especial também nos municípios do interior.

Para a chefe da Divisão de Educação Especial, a professora Shirlei Lessa, essa formação é de grande importância para os profissionais. “Aqui, a gente vai sanar todas as dúvidas, vamos orientar sobre a forma de como se portar nas escolas e também de como fazer as adaptações, inclusive das avaliações”, explica.

Todo esse esforço do governo do Estado, por meio da SEE, visa garantir não apenas um melhor aprendizado, mas sobretudo a inclusão desses alunos no ambiente escolar. “Com essa formação, os mediadores terão um melhor entendimento de como lidar e como fazer as intervenções corretas”, afirmou.