Entidades agradecem ao Estado pelo apoio ao Programa Primeira Infância

O Programa Primeira Infância Acreana (PIA) tem contribuído para melhorar a vida das crianças de 0 a 6 anos em diferentes áreas, da saúde a assistência social. E parte disso se deve ao empenho da vice-governadora Nazareth Araújo, que colocou o programa como uma das políticas públicas prioritárias do governo do Acre, nos últimos anos.

Por esta razão, representantes da Fundação Bernard van Leer e United Way Brasil, financiadoras do projeto no Estado, se reuniram para agradecer a dedicação em levar o PIA a 10 dos 22 municípios acreanos.

O encontro de agradecimento ocorreu no gabinete da Vice-Governadora (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

“É fundamental acompanhar os primeiros anos de vida de uma criança para enfrentar as desigualdades. E ter lideranças como a drª Nazareth que compreende isso, faz toda a diferença”, destaca Fernanda Vidigal, da Bernard van Leer.

Van Leer é uma fundação privada que busca desenvolver e compartilhar o conhecimento de experiências que funcionam no desenvolvimento da primeira infância em escala global.

Na avaliação de Vidigal, o PIA no Acre está sendo bem executado. “Tivemos a oportunidade de fazer visitas, acompanhar e ver os vínculos que foram formados entre os agentes e as mães. Percebemos que o programa cresceu, se desenvolveu, e tem várias famílias sendo atendidas. Ou seja, conseguiu chegar aos lares mais necessitados da região, muito por conta do apoio direto do Estado” , ressalta.

A execução

O Pia existe no Acre desde 2015, e pelo seu alto poder de alcance e relevância social, foi instituído como lei em 2017. Atualmente o Programa é uma Política de Estado voltada para a primeira infância.

“Trabalhamos com o desenvolvimento humano, para que a criança atinja o seu pleno potencial de desenvolvimento. E para isso contamos com uma rede muito grande como o gabinete da vice-governadora”, explica Priscylla Aguiar, gerente da Divisão de Saúde da Criança do Acre e coordenadora do PIA.

O programa foi idealizado por uma equipe da Sesacre, do Saúde da Criança e Atenção Básica, com o objetivo de qualificar o atendimento e o cuidado com as crianças acreanas.

No Gabinete da Vice-governadoria está a frente da ação a Divisão do Eixo Políticas Para a Primeira Infância. “O PIA é uma forma de fortalecer a rede de serviços destinada às crianças menores de seis anos, e assim, ajudar no desenvolvimento integral delas”, destaca Susie Lamas, coordenadora da pasta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter