capacitação

Equipe da Saúde realiza visita técnica em Sena Madureira 

Profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape), realizaram, de 29 a 31 de outubro, visita técnica à Unidade Básica de Saúde Prisional, ao Instituto Sócio Educativo Purus, às Unidades Básicas de Saúde (UBS), e aos profissionais das coordenações da Secretaria Municipal de Saúde, em Sena Madureira.

O objetivo das visitas foi o de verificar as ações realizadas nessas unidades para melhorar assessorá-las Foto: Cedida

O objetivo das visitas foi o de verificar as ações realizadas nessas unidades para melhorar assessorá-las. Segundo, o chefe do Dape, Luiz Marinho, a intenção é de levar o Projeto Se Liga Aí para dentro da Unidade Prisional e ao Instituto Sócio Educativo Purus. 

“Um dos intuitos principais é implantar a ação do Se Liga Aí no segmento prisional. Uma ideia nova que partiu de uma conversa aqui dentro. Lá, é um circuito interno, a informação vai circular diariamente, se a gente implantar esse núcleo. Fazendo isso, vamos levar informações sobre o tabagismo, ISTs, drogas, suicídio e todos os segmentos que o Se Liga Aí abrange”, explicou Luiz Marinho. 

“Fizemos uma visita ao Instituto Socioeducativo sobre a Política Nacional de Atenção Integral de Promoção à Saúde do Adolescente, também com o intuito de verificar as ações e pensando na implantação do Se Liga Aí para os jovens infratores de 18 a 19 anos. Nosso foco no presídio são os adolescentes nessa faixa etária, que ficamos sabendo ser a maioria. A gente pensou que eram poucos e que não ia dar certo, mas tem bastante e vai dar certo”, destacou Marinho. 

Além de fazer uma visita à Unidade Básica de Saúde Prisional, a equipe acompanhou a Inauguração da UBS Flor Lírio Pereira Lustosa. “Fizemos todo o acompanhamento, analisamos todos os âmbitos, todas as salas, sala de vacina, do médico e procedimento. Também estávamos assessorando nesse quesito, para ver se estava tudo em ordem”, disse Luiz. 

A equipe do Dape ainda realizou a capacitação de técnicos, para qualificá-los a extraírem e analisarem os dados dos indicadores de saúde Foto: Cedida

Para dar maior independência ao município, a equipe do Dape ainda realizou a capacitação de técnicos, para qualificá-los a extraírem e analisarem os dados dos indicadores de saúde do município. 

“Com isso, eles vão saber, antecipadamente, o que está dando certo e o que está dando errado, e não será mais preciso vir até a Sesacre ou ligar pra cá, pedindo indicador. Então, eles foram capacitados a extrair dados, calcular indicadores e avaliar, porque não é qualquer um que pode puxar dado e, por isso, precisam ser capacitados. A finalidade é tornar o município independente na extração desses dados e analisar corretamente todos eles”, finalizou o chefe do Dape, Luiz Marinho.