Melhorias

Equipe da Sema participa de oficina para dar celeridade aos processos

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou de 14 a 18 de outubro a Oficina Participativa para Seleção de Melhorias, em parceria com a GIZ (Cooperação Alemã). Todos os funcionários e técnicos da instituição estão empenhados em dar celeridade e otimizar os fluxos dos processos, com foco na elaboração de Termos de Referência (TDRs), gestão de contratos e pagamentos. Uma novidade é a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que ocorrerá ainda este ano.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, considera importante alinhar o fluxo para que os resultados dos projetos cheguem aos beneficiários de forma mais rápida e com segurança. “Hoje a Sema possui um volume de informações administrativas e financeiras que exige um preparo mais refinado da equipe. Essa capacitação é positiva nas esferas interna e externa da instituição”, disse.

De acordo com Bernardo Mudjalieb, consultor da GIZ, a atividade terá duração de aproximadamente dois meses e a proposta é apoiar o desenvolvimento organizacional por meio do mapeamento dos processos da Sema. “Nessa oficina vamos apresentar as 40 melhorias sugeridas pelos próprios funcionários. Nós mapeamos e desenhamos os fluxogramas que serão aplicados a partir de agora”, explicou Bernardo.

Todos os funcionários e técnicos da instituição estão empenhados em otimizar os fluxos dos processos Foto: Assessoria Sema

A diretora administrativa da Sema, Danielle Formiga, destacou a organização como primordial. “Todos que lidam com os processos devem conhecer o fluxo. Essa visão geral dos processos vai otimizar nosso trabalho, nosso tempo e vai fazer com que os resultados sejam alcançados de forma ágil e com responsabilidade jurídica”, disse.

O chefe da Divisão de Tecnologia, Nilberto Santos, está trabalhando para que a implantação do SEI aconteça ainda este ano. “Os funcionários já estão em treinamento para trabalhar com o envio eletrônico de documentos”.

Para a chefe do Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão da Sema, Marildes Nogueira, a expectativa é implementar o mais rápido possível essas melhorias. “Dessa forma poderemos nos situar melhor, dar celeridade aos processos e estabelecer um controle de dados dentro da Sema”, afirmou.

A consultoria será realizada até o mês de dezembro, com reuniões periódicas de avaliação. Além de Bernardo, a consultora Jéssica Freitas, está auxiliando o trabalho da GIZ na Sema.