Equipes de transição participam de encontro técnico no Detran/AC

O conselho diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Dertan/AC) realizou nesta quarta-feira, 28, reunião com a equipe de transição do governador eleito Gladson Cameli para apresentar a estrutura organizacional da autarquia à nova equipe.

Durante o encontro, foram apresentados aos gestores a atual situação do quadro funcional, informações técnicas e administrativas, avanços obtidos durante a gestão e possíveis melhorias para o futuro.

A diretora-geral do Detran/AC, Shirley Torres, destaca os resultados positivos do Departamento ao longo dos últimos anos.

“Nossa administração foi pautada na redução de acidentes e no atendimento às unidades do interior. Deixaremos um legado para os próximos gestores e estaremos sempre dispostos a repassar quaisquer informações aos que irão assumir”, afirmou.

Equipe de transição do governador eleito Gladson Cameli (Andréia Nobre/Detran)

Segundo o sargento Rogério Silva, membro da equipe de transição do governo eleito, o objetivo da visita foi a coleta de dados da autarquia, que é essencial no processo de transição da gestão.

“Todas as informações que coletamos serão analisadas e processadas para a nova gestão do governo Gladson Cameli. Desde já agradecemos a diretora do Detran e os funcionários, que nos acolheram muito bem”, afirmou Silva

Participaram do encontro a presidente do sindicato dos servidores do Detran/AC, Francicléia Carvalho, e gestores administrativos do órgão de trânsito.

Resultados              

Durante a atual gestão,  o Detran/AC  alcançou diversos avanços, um deles foi a implantação da política pública Álcool Zero no estado do Acre, tendo como modelo a Lei Seca existente no estado do Rio de Janeiro e referência para todo o Brasil. Após a implantação da Álcool Zero no Acre os índices de acidentes de trânsito foram reduzindo gradativamente.

A ação harmoniosa e coordenada dos três eixos educação, engenharia e fiscalização, produziu o resultado histórico na redução dos índices de mortes e acidentes no trânsito, onde se verificou uma redução em 26% em todo o estado e 60% em Cruzeiro do Sul.

As duas maiores cidades do estado e se destacaram na redução de mortes nas vias (Imagem Ilustrativa)

Modernização da gestão

A atual gestão teve um olhar sensível às necessidades das unidades do departamento no interior realizando a reformas das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de  Mâncio Lima, Feijó e Senador Guiomard e fortalecimento das demais, sempre em parceria com as prefeituras, auxiliando no controle da frota e no acompanhamento e fiscalização no processo de formação de condutores.

Além da parceria público privada no complexo de trânsito da 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul, no qual reúne todos as unidades do órgão em um só prédio.

Complexto de trânsito de Cruzeiro do Sul/AC (Foto: Renato Beiruth)

Vale a pena destacar a valorização do servidor efetivo neste período, pois com a aprovação do Plano de Cargos Carreiras, e Remuneração (PCCR) sob a forma da lei nº 2.448 todas as categorias tiveram um aumento de mais de 70% na maioria das funções.

Engenharia de Tráfego

Para garantir a mobilidade urbana,  o Detran investiu na engenharia de tráfego pensando em alcançar a parte mais frágil do trânsito, os pedestres, realizou a construção das faixas elevadas na capital Rio Branco, além da aquisição do maquinário para pintura,  implantação e revitalização da sinalização.

Leilões de veículos

Mais de 50 leilões foram realizados nos últimos quatro anos em 10 cidades acreanas com cerca de 7,5 mil veículos foram leiloados.

Educação de Trânsito

Equipe de educação de trânsito do Detran realziando atividade em escola da capital (Foto: Tassiane Pontes/Detran)

Com apresentações teatrais em escolas, palestras em instituições de ensino superior e todo tipo de empresas, peças publicitárias, assim como abordagens nas vias para chamar a atenção de condutores e pedestres a Coordenação de Educação de Trânsito da autarquia trabalha diariamente para levar conscientização a milhares de pessoas tanto na capital quanto no interior.

“Foram anos de muito trabalho e dedicação voltados para atender as necessidades do trânsito no Acre, estamos entregando a gestão com a sensação de dever cumprido por ter alcançado o maior feito a frente do departamento, salvar vidas no trânsito”, finalizou a diretora-geral do Detran/AC, Shirley Torres.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter