Comemoração

Escola Clarisse Fecury promove passeata em comemoração aos 15 anos de fundação

A Escola de Ensino Fundamental I Clarisse Fecury, localizada no bairro Santa Inês, comemorou nesta semana seus 15 anos de fundação com uma passeata pelas ruas do bairro, envolvendo os pais e toda a comunidade escolar.

O objetivo da passeata foi mostrar para a comunidade as principais ações e projetos desenvolvidos pela escola e também para poder conectar a família à instituição, para garantir uma boa aprendizagem dos alunos.

A Escola foi fundada em 13 de julho de 2004 e atende hoje 470 alunos nos dois turnos com os anos inicias do Ensino Fundamental. É considerada uma referência na educação inclusiva e em 2010 ganhou o prêmio de experiências educacionais inclusivas, concorrendo com todas as regiões do Brasil.

A Unidade Escolar possui uma sala de recurso com Assistência Educacional Especializada (AEE), com atendimento às crianças com deficiências no contraturno, para trabalhar as limitações e as dificuldades existentes.

Passeata em comemoração aos 15 anos da escola Clarisse Fecury Foto: Mardilson Gomes/Ascom See

“O apoio que a escola nos dá é muito grande em relação à inclusão, ela abraça mesmo, são todos muito parceiros e nos apoiam em tudo que precisamos para fazermos nosso trabalho. As crianças são bem auxiliadas. A gestora, a coordenação e os professores, estão todos de mãos dadas. A passeata mostrou um pouco de tudo isso”, explicou a mediadora Milvânia Brito.

Segundo a gestora Dora, a escola abraçou a causa da inclusão que desde 2004 quando ainda existia a barreira e o preconceito, foi piloto na educação inclusiva e hoje é referência.

Este ano o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da escola saltou de 4.3 para 6.1 atingindo, portanto, a meta de 2020 com o empenho de toda a equipe.

“Nós temos uma grande equipe. Sozinha eu não conseguiria o sucesso que a escola tem hoje. Trabalhamos em harmonia, priorizando a aprendizagem dos nossos alunos. Nossa passeata foi um sucesso porque os pais e os alunos se empenharam. Os professores, coordenadores e os funcionários se envolveram bastante. Trabalhamos muito para organizar tudo e valeu à pena”, Comentou a professora Dora Lima, gestora.

Passeata da Escola Clarisse Fecury pelas ruas do bairro Santa Inês (Foto: Mardilson Gomes/Ascom See)

A escola conta com a parceria da Universidade Federal do Acre (Ufac), do Instituto Federal do Acre (Ifac), Fundação Garibaldi Brasil e Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (SEPA), que disponibiliza duas vezes por semana verduras, frutas e legumes que complementam a merenda escolar.

Os pais ajudaram na organização das alas da passeata com os alunos caracterizados representando os projetos desenvolvidos na escola como: Projeto Viajando no Mundo da Literatura, a Inclusão, O Brasil Misturado que trabalha as culturas regionais e por fim, a ala que conta a história da professora Clarisse Fecury.

“Achei bem legal a passeata, as alas, a música, foi tudo muito bonito. Eu participei da ala que homenageou a Clarisse Fecury e tivemos que fazer uma pesquisa sobre a sua biografia nos livros”, falou Nicole Ribeiro, aluna do 5º ano.

Como toda festa de aniversário, teve um grande bolo que foi saboreado por todos,  com música, discurso e parabéns.