Escola da Floresta forma educandos nas áreas Agroflorestal, florestal e agroindústria

Estudantes fazem parte de comunidades rurais de vários municípios do Estado

O governo do Estado, através do Instituto Dom Moacyr, forma nesta quarta-feira, 3, novas turmas dos Cursos Técnicos Agroindústria, Agroflorestal e Florestal, mediados pelo Centro de Educação Profissional Escola da Floresta Roberval Cardoso, que vem realizando investimentos educacionais que buscam a valorização da floresta, através do uso racional dos recursos naturais. A solenidade acontece às 19 horas, no Teatro Plácido de Castro. 

Segundo a coordenadora geral da Escola, Stela Beatriz, para viabilizar o desenvolvimento e valorização dos recursos florestais, foram idealizados cursos técnicos e de formação inicial e continuada nas áreas agroflorestal, florestal e agroindústria visando responder a demandas formativas sociais e do mundo de trabalho, fortalecendo a base produtiva e organizações comunitárias.

Este ano, estão concluindo seus estudos 19 educandos do Curso Técnico em Agroindústria, 26 no Curso Técnico Agroflorestal e 24 no Curso Técnico Florestal, totalizando 69 Técnicos diplomados. Com duração de 1500 horas, os cursos técnicos foram executados de outubro de 2007 a novembro de 2008, onde os educandos permaneceram em regime de residência.

Os educandos são oriundos de comunidades rurais e florestais do Estado, entre elas: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Áreas de Atuação – Os novos técnicos da Escola da Floresta podem atuar em empresas e entidades públicas e privadas, Organizações Não Governamentais, prestadoras de serviços, assistência técnica, extensão rural e planejamento agrícola, florestal e agroindustrial, viveiros, reflorestadoras, órgãos de proteção ambiental, órgãos de promoção de políticas públicas para o setor agroflorestal, florestal e agroindústrias e instituições de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

Eles podem ainda atuar em Cooperativas de trabalho e de produção e associações de agricultores familiares e extrativistas; como também desenvolvendo seu próprio negócio.

Histórias de Vida – Para a educanda do Curso Técnico em Agroindústria, Carina Bernadete Menezes Castelo Branco, "o curso ajudou a conhecer melhor o mercado de trabalho, através da prática de todos os conhecimentos adquiridos  nos fazendo vivenciar a realidade do mercado de trabalho. Hoje tenho mais conhecimento em  relação ao potencial industrial do Acre.  Através do curso pude atuar na linha de produção como também no controle de qualidade dos produtos agroindustriais. Espero que em breve eu possa está atuando na área". 

O educando Ângelo Márcio da Silva Oliveira do Curso Técnico Agroflorestal, ressalta que o curso lhe trouxe uma maior interação com a natureza e a preocupação com o meio ambiente e com o planeta. "Com as novas experiências que tive no curso, vi que não é necessário esperar pelo governo para ter trabalho. Eu posso trabalhar nas minhas terras, na minha comunidade. O curso é uma especialização da vida cotidiana da zona rural como: trabalhar a criação de galinhas, peixes, gado leiteiro e plantios consorciados. Vou começar a usar os meus conhecimentos na minha casa, envolvendo minha família".

Maria Francisca Freire de Freitas do Curso Técnico Florestal, afirma que a mudança mais drástica que o curso proporcionou na minha vida foi ter que aprender sobre o Sistema de Sustentabilidade e o uso da floresta. "Considero importante saber que somos agentes transformadores desse sistema. As práticas educacionais da Escola da Floresta são inovadoras. A gente aprende tudo na prática. O que vivenciei nesta Escola  diferente de tudo que vivencie em outras escolas do estado. A experiência de conviver com pessoas de vários municípios foi muito interessante, pois nos permite fazer uma avaliação sobre a convivência na sociedade e trocar experiências que servirão para nossas vidas pessoal e profissional". 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter