Escola de Música do Acre já atendeu mais de quatro mil alunos em sete anos

A vivência que a arte pode proporcionar é uma experiência única e que, entre muitos outros benefícios, pode impactar as relações em sociedade. Pensando em alcançar públicos interessados pela musicalidade, a Escola de Música do Acre (Emac) foi criada em 2011 para disponibilizar serviços gratuitos à comunidade. De lá para cá, já foram atendidos no local quatro mil alunos, sendo dois mil certificados.

As aulas oferecidas atendem públicos específicos: crianças de 7 a 9 anos que obrigatoriamente participam no primeiro nível de aulas de flauta doce, e crianças de 10 a 13 anos, que podem ter a escolha de instrumento livre. Após a formação, o aluno é apto a tocar ou cantar e ainda possui conhecimento necessário sobre a arte musical.

Com papel fundamental de promover e difundir a necessidade de valorização da arte, a Emac possui credenciamento no Conselho Estadual de Educação e, portanto, é habilitada para capacitar com cursos e oficinas.

De acordo com o diretor Dircinei Lima de Souza, os cursos oferecidos são: bateria, baixo acústico e elétrico, flauta doce e transversal, guitarra, saxofone, violino, violão, violoncelo, teoria e percepção musical, história da música, prática de conjunto e canto oral. A instituição dispõe também de uma orquestra de flauta doce com o engajamento de 20 alunos.

“A escola tem desempenhado seu papel com muita excelência, tanto que a procura sempre foi além do esperado e continua sendo. O Acre possui hoje graças ao esforço dessa gestão uma escola de música totalmente legalizada e reconhecida, com seu planos político-pedagógicos, de desenvolvimento institucional e regime interno específicos”, informa Dircinei.

Riquelme Santos, que faz aulas de guitarra, fala da paixão pela música e das oficinas que recebe na Escola de Música. “Há pouco mais de um ano pratico aulas de guitarra, desde criança sempre tive vontade de aprender, mas não tenho recursos para custear, foi quando conheci a escola de música através de um outro colega que já fazia aulas de violão aqui. Pretendo me tornar um grande músico, compor uma banda, e, graças Escola de Música estou podendo realizar esse sonho”, declarou o jovem aluno.

(Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Reforma do prédio

Atualmente, a estrutura da escola está recebendo intervenções com um muro sendo construído e reforma do prédio que deve começar em breve. Ao todo, serão investidos mais de R$ 350 mil. “A escola passou por muitos desgastes nesse tempo. Se formos olhar a grandeza de um espaço cultural como esse teremos essa conclusão de que é uma alegria muito grande deixar um legado de uma escola que cumpre sua função social e que poderá ter continuidade em gestões futuras”, acrescentou.

A reforma e ampliação faz parte de uma série de investimentos do governo do Estado na reestruturação dos espaços artístico-culturais no Acre, que contempla ao menos 19 ambientes, entre eles, o Museu da Borracha, Memorial Wilson Pinheiro, Memorial dos Autonomistas, e outros espaços, localizados em Rio
Branco, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Tarauacá, Sena Madureira, Xapuri e Brasileia.

Além disso, o governo trabalha na implantação do Museu dos Povos Acreanos na capital. O investimento total da revitalização dos espaços somam mais de R$ 40 milhões, entre obras, mobiliário e equipamentos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest