Escola modelo é inaugurada em Cruzeiro do Sul

Há 51 anos era criado um centro de ensino que foi símbolo da educação como elemento democrático

escola_craveiros__sergiovale_.jpg

Governador Binho Marques, vice-governador César Messias, deputados federais Perpétua Almeida e Gladson Cameli e a secretária de Educação, Maria Corrêa participaram da inauguração das nova escola Craveiro Costa, agora dentro de um modelo padrão. (Foto Sergio Vale / Secom)

A escola que democratizou o ensino em Cruzeiro do Sul. Assim pode ser definida a Escola Estadual de Ensino Médio João Craveiro Costa, cuja sede, totalmente reestruturada, foi inaugurada na noite de quinta-feira, 27, pelo governador Binho Marques.

Fundada em 1957, foi a primeira escola a dispor vagas para homens e mulheres de famílias que não tinham condições de pagar para que os filhos fizessem o antigo ginásio. “A Craveiro Costa democratizou a educação em Cruzeiro do Sul, oferecendo oportunidade de inclusão aos filhos do povo”, lembrou a secretária de Educação, Maria Corrêa, durante a solenidade de entrega da nova sede da instituição de ensino.

Participaram da solenidade o governador Binho Marques, vice-governador César Messias, a secretária de Educação, Maria Corrêa, secretário de Obras Públicas, Eduardo Vieira, deputados federais, Pérpetua Almeida e Gladson Cameli, além de gestores e alunos da escola.

A infra-estrutura padronizada e moderna chamou a atenção dos presentes. Para a secretária Maria Corrêa, o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado fez com que a Craveiro Costa se tornasse modelo para outras instituições. “A educação atualmente é vista como compromisso. Esta escola é uma das mais belas do Estado”, comemorou a secretária.

Para o representante da comunidade local, Miguel Carneiro, um dos pontos mais relevantes com a construção da escola é fato de que muitos jovens não terão mais que sair do bairro para estudar. “Os maiores beneficiados são as pessoas que moram aqui. A educação é o único caminho para que nossos jovens transformem a realidade do desemprego”, disse ele.

Durante o ato de entrega na nova sede da escola, foram homenageados os ex-diretores Leônidas Costa e José Siqueira Maciel, além do governador Binho Marques e da secretária Maria Corrêa.

Para concluir a obra e entregar a escola equipada, o Governo do Estado investiu mais de R$ 3 milhões. “Nossa meta é o fortalecimento da comunidade com justiça social”, concluiu Binho Marques.

dsc_6016.jpg

Escola modelo: João Craveiro Costa mais moderna e com infra-estrutura padrão

Com a entrega da nova sede, a João Craveiro Costa passa a ser a primeira escola modelo de Cruzeiro do Sul. As melhorias irão beneficiar diretamente os 683 alunos do ensino médio e das turmas de aceleração do Programa Especial de Ensino Médio. A nova estrutura inclui 12 salas de aula, laboratórios de informática e ciência, biblioteca, quadra poliesportiva, arena, grêmio estudantil, sala de planejamento, lanchonete, sala de fanfarra e auditório para 150 lugares.

“Estamos trabalhando para consolidar um sistema público de educação com qualidade”, ressaltou o governador Binho Marques.

Governo investe em infra-estrutura e na qualidade das escolas acreanas

Para o governador Binho Marques, a trajetória da educação do Governo do Acre desde 1999 acompanha a história de fundação da escola João Craveiro Costa. “O ideal de democratização continua sendo nosso desejo”, ressaltou. E para isso, o Governo tem investido na padronização física dos ambientes escolares, formação dos professores e em ações que visam melhorar a qualidade do ensino no Estado. 

A secretária Maria Corrêa destaca ainda que a qualidade do ensino é a somatória de um conjunto de fatores, incluindo a infra-estrutura, formação dos professores e de condições para o funcionamento. “Isso faz com que na ponta possamos ter resultados quantitativos.” Ela acrescenta ainda que o comprometimento da gestão escolar e da comunidade garante o bom desempenho e os índices satisfatórios que a educação acreana tem alcançado nos últimos anos.

{gallery}craveiros{/gallery}

Legendas
Fotos 1, 2, 3, 4, –  Infra-estrutura da nova Escola Craveiro Costa segue modelo padrão das melhores instituições públicas de ensino do Estado do Acre. "Esta escola é uma das mais belas do Estado", afirmou secretária de Educação, Maria Correa.

Foto 5 –  Governador Binho Marques recebe homenagem da comunidade escolar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter