Escolas profissionalizantes do Acre recebem treinamento do Mec

Profissionais aprendem a trabalhar com Sistema de Informação e Supervisão da Educação Profissional e Tecnológica 

campos_pereira_foto_gleilson_miranda.jpg

Sistec é um sistema pioneiro e inovador no país (Foto: SEE)

Técnicos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação estão em Rio Branco desde quarta-feira, 05, realizando um treinamento com representantes de escolas que oferecem ensino profissionalizante no Estado para a operacionalização do Sistema de Informação e Supervisão da Educação Profissional e Tecnológica – SISTEC.

O Sistec é um sistema pioneiro e, portanto, inovador no País por disponibilizar, mensalmente, informações sobre escolas que ofertam cursos técnicos de nível médio, seus cursos e alunos desse nível de ensino. Caso a escola também ofereça cursos de formação inicial e continuada, o SISTEC apresentará ainda dados referentes aos cursos e aos alunos dessa oferta de ensino. O registro das informações no SISTEC será obrigatório para que os diplomas e certificados expedidos por essas escolas tenham validade nacional.

Os representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Mec vão atuar como facilitadores junto às escolas , nas atividades de inserção de dados e como colaboradores e multiplicadores em parceria com o Conselho Estadual de Educação, órgão responsável no Acre pela validação das instituições e o reconhecimento dos cursos técnicos.

Todas as unidades de ensino credenciadas que ofertam cursos técnicos de nível médio, independentemente da sua categoria administrativa (pública e privada), sistema de ensino (federal, estadual e municipal) e nível de autonomia devem se cadastrar no SISTEC.

No Acre, cerca de 12 instituições oferecem cursos técnicos na área de educação profissional em diversos setores tais como saúde, segurança, eletrotécnica, gestão, turismo, informática, meio ambiente dentre outros.