Espaço das Cooperativas destaca trabalho de produtores do Vale do Juruá

A produção familiar de municípios do Vale do Juruá também é destaque na 46ª edição da Expoacre 2019, no Espaço das Cooperativas, localizado próximo à entrada principal do Parque de Exposições. 

No local, os visitantes encontram móveis (como camas, mesas, cadeiras, dentre outros), produtos alimentícios e de higiene, comercializados pela Cooperativa dos Moveleiros do Acre (Coopermóveis); Central de Cooperativas dos Produtores Familiares do Vale do Juruá (Central Juruá), que engloba a Cooperativa Agrícola Mista dos Produtores de Cruzeiro do Sul (Camprucsul) e a Cooperativa Nova Aliança dos Produtores de Farinha do Vale do Juruá (Cooperfarinha); e a Cooperativa de Produtores de Polpa de Frutos Nativos de Mâncio Lima (Coopfrutos).    

Expositores destacam a oportunidade de apresentar o trabalho aos visitantes da Expoacre Foto: Júnior Aguiar/Secom

Segundo o presidente da Central Juruá, Germano da Silva Gomes, a Expoacre é a oportunidade para “mostrar o que o Acre tem de melhor”. A cooperativa trouxe para o público biscoitos de goma, açúcar mascavo, beiju de goma e diferentes tipos de farinha como a de mandioca, de tapioca e com coco. 

A Coopfrutos apresentou à população sabonetes, sabão e óleos, produtos oriundos da extração de óleos vegetais das espécies: buriti, açaí, patauá, andiroba, coco da praia, copaíba e cupuaçu. Os óleos vegetais de buriti e açaí receberam a certificação de produto Orgânico e Forest Garden Products – FGP, em 2018.  

De acordo com a presidente da cooperativa, Elines Ferreira de Araújo, os materiais exibidos na Expoacre são resultado do trabalho de 95 famílias. “Trabalhamos com fabricação artesanal. Nossos produtos já são vendidos inclusive para outros estados do Brasil e estamos no processo para começar a exportação para outros países”, afirma Araújo. 

No Espaço das Cooperativas são representados os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter