Estação de Tratamento de Água da Sobral começa a operar com capacidade total

A Estação de Tratamento de Água (ETA 2) localizada na Sobral já opera com sua capacidade máxima, que é de 1 mil litros/segundo. A meta foi alcançada na tarde a sexta-feira, 19.

“Esse era nosso objetivo desde o primeiro dia em que fomos designados pelo governador Gladson Cameli para assumir o Depasa, garantir que, mesmo no verão todos os usuários do sistema possam ter água nas suas casas”, lembrou o presidente do Depasa, Zenil Chaves,  ao comemorar a produção total da ETA 2 com a equipe.

Diretoria e equipe de operações comemoram alcance da meta e definem estratégias para melhorar a distribuição Foto Neto Lucena/Secom

O aumento na capacidade e produção da estação em pleno verão amazônico é resultado de muito esforço e trabalho. O primeiro passo foi a retirada de pontos de vazamentos, alguns de até 30 litros/segundo. Na sequência, a recuperação das bombas, que já há algum tempo não recebiam manutenção e, por fim, a substituição de bombas submersas por bombas flutuantes de maior potência. A produção, que até o fim do verão de 2018 não passava dos 850 litros, neste mês, chegou a 950 litros e, agora, superando todas as expectativas, chega a 1 mil litros/segundo.

Manutenção e substituição de bombas permitiu chegar à capacidade máxima de 1 mil litros/segundo. Foto: Cleide Elizabeth

A captação aumentou 250 litros/segundo, quantidade para atender mais 500 famílias. “O máximo que conseguimos aqui foi uma vazão de 800 litros/segundo. Tem sido um grande esforço, mas ver hoje o sistema operar com força total é bom demais”, comemorou o chefe de manutenção a ETA, José Vaz dos Santos.

Para o presidente Depasa o problema não é falta de água e, sim a captação, principalmente pelo desnível do rio, que chega a 18 metros. “O que precisamos é ter estratégia para garantir a captação e fazer a manutenção necessária para que o sistema opere com a capacidade para atender a necessidade da população”.

 

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter