Estado e municípios juntos pelo Meio Ambiente

Limpeza do Igarapé Judia e parceria entre Senador Guiomard e o Governo do Estado marcam o Dia do Meio Ambiente

quinari.jpgAconteceu ontem a atividade de limpeza, desobstrução e difusão ambiental na área das nascentes do Igarapé Judia do Clube Águas do Quinari, no município de Senador Guiomard. A data, 5 de junho, não é por acaso – o evento está inserido na programação da Semana de Meio Ambiente, mostrando a integração entre o Estado e os municípios nas ações relacionadas à questão ambiental.

Participaram do evento a presidente do Imac, Cleísa Cartaxo, o secretário municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, Arthur Leite, além do secretário de Estado de Meio Ambiente, Eufran Amaral, e do prefeito de Senador Guiomard, Celso Ribeiro, que anunciaram parceria para criação do órgão municipal de Meio Ambiente do município.

O secretário Eufran Amaral destacou o esforço dos governo federal, estadual e municipal e da sociedade civil para a realização dessa atividade. "Sem o apoio da Eletronorte a ação não seria viável", explicou Cleísa Cartaxo.

O evento começou com uma passeata realizada pelos alunos das escolas da região. Segundo Aparecida Jardim, professora da escola Santo Izodoro, esse tipo de atividade faz com que as crianças tenham um maior respeito com o meio ambiente, além da conscientização que elas adquirem.

A associação de catadores de materiais recicláveis do Quinari (Acresoqui) foi representada por Maria de Lurdes, que mostrou através de uma exposição como o material reciclável pode vir a se tornar útil. O Coletivo Educador Samaúma de Senador Guiomard participou do evento com mobilização da comunidade e apresentações teatrais. De acordo com Aldeci Lima, coordenador do projeto, os maiores objetivos da ação são formar educadores ambientais e conscientizar as pessoas em relação ao meio ambiente.