Estado finaliza projetos de aeródromos para municípios

Os projetos para construção das pistas de aeródromos em Jordão, Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter serão concluídos nos próximos 15 dias, pelo Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), atendendo determinação do governador Gladson Cameli, que demandou urgência no andamento do projeto que objetiva resolver os transtornos causado pelo isolamento nesses municípios.

Aeródromo é qualquer superfície, terrestre ou aquática, que possua infraestrutura destinada à aterragem, à decolagem e à movimentação de aeronaves. Assim, a equipe técnica de engenheiros da Seinfra já trabalha na fase conclusiva do projeto para que a licitação ocorra até o final do mês de agosto, de modo que a contratação ocorra ainda este ano. Se assim ocorrer, a execução das obras deve acontecer no verão do próximo ano.

O financiamento das obras foi articulado pelo Governo do Estado, via operação de crédito do Banco Mundial e os custos para construção das quatro pistas poderão ser de até 50 milhões Ilustração: Seinfra

O financiamento das obras foi articulado pelo Governo do Estado, via operação de crédito do Banco Mundial. Os custos para a construção das quatro pistas poderão ser de até 50 milhões. O projeto será realizado com pavimento em concreto para que tenha maior durabilidade, conforme esclareceu o secretário de Infraestrutura, Thiago Caetano.

“Esses municípios não possuem acesso por terra. Seus habitantes dependem fundamentalmente do transporte aéreo para sair em casos de emergência e a construção das pistas vai tirá-los dessa dramática condição. O governador pediu prioridade para a Seinfra a elaboração do projeto, licitação e contratação das obras”, relatou o secretário de Infraestrutura.