Ato cívico

Estado prepara programação especial para o desfile de 7 de setembro

Pensando na melhor logística para a realização do desfile cívico-militar comemorativo do 197° aniversário da Independência do Brasil, o Governo do Estado, em parceria com as instituições civis e militares, realizará as comemorações de 7 de Setembro na Avenida Getúlio Vargas, no centro de Rio Branco.

O desfile no centro da cidade visa garantir melhor conforto aos participantes do desfile e ao público que prestigiará as comemorações do 197° aniversário da Independência do Brasil, já que o local é bem mais arborizado, visto a Situação de Emergência Ambiental em que o estado se encontra em decorrência de queimadas e da baixa umidade relativa do ar.

A previsão é de que o desfile comece por volta das 7h30, com a presença da sociedade civil, estudantes das escolas estaduais e das guarnições militares, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, 4o BIS, 7o BEC Fotos: Arquivo Secom

A previsão é de que o desfile comece por volta das 7h30, com a presença da sociedade civil, estudantes das escolas estaduais e das guarnições militares, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, 4o BIS, 7o BEC e grupamento do espaço aéreo – a representação da Aeronáutica no Acre. Haverá ainda desfile do Grupo da Melhor Idade de Epitaciolândia, de veículos das forças policiais, do Clube do Fusca e de Carros Antigos, motocicletas, Samu, Ordem Demolay e outros.

O percurso será a avenida Getúlio Vargas, a partir do cruzamento da rua Rui Barbosa até a Epaminondas Jácome, utilizando toda a extensão da via, passando pela Praça da Revolução, CEBRB, Biblioteca Púbica e Palácio Rio Branco. A programação se inicia com os comandantes das forças militares do Exército Brasileiro e do Estado prestando continência ao governador Gladson Cameli. Na sequência, o chefe de Estado passará em revista as tropas militares.

Toda a estrutura de arquibancada será montada. Serão três pontos estratégicos no decorrer da avenida, além da disponibilidade de banheiros químicos, água potável para a população e também palanques para acomodar a representação dos poderes e do secretariado de Estado.

Para que tudo ocorra como o planejado, a logística incluirá interdição de vias no centro da cidade algumas horas antes do início do desfile, a ser realizado no sábado, 7. O trabalho de organização do trânsito será feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).