Estado realiza reunião de aprimoramento em Assistência Social em Tarauacá

Com o objetivo de aprimorar o serviço de acolhimento institucional nos municípios, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), promoveu nos dias 22 e 23 de julho, uma reunião de orientações e apoio técnico, com a gestão municipal da Assistência Social de Tarauacá.

Oferecer orientações e apoio técnico para os profissionais do serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes foi o objetivo da reunião em Tarauacá. Foto: Cedida.

O evento teve o intuito de proporcionar aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), um espaço de compartilhamento de experiências profissionais, atuando como suporte para instrumentalizá-los nas suas intervenções.

Na ocasião, técnicos e coordenadores dos equipamentos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e representante do Conselho Tutelar, estiveram presentes para discutir estratégias que garantam um atendimento especializado, com intuito de contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos vivenciadas pelos acolhidos.

A secretária de Estado, Claire Cameli, destacou que o Governo do Estado tem se esforçado para garantir o aperfeiçoamento dos técnicos em todos os municípios. “Esse trabalho é de extrema importância. Com essas orientações e apoio podemos conhecer a realidade de cada município. É preciso cada vez mais ações como esta”, disse a secretária.

A chefe do Departamento de Proteção Social Especial, responsável pela ação, Marcela Rocha, salientou que a ausência da equipe técnica do Estado nos municípios, onde existe o Serviço de Acolhimento, pode ocasionar prejuízos no atendimento qualificado e resultar no agravamento da situação de vulnerabilidade social dos acolhidos.

“Precisamos desse olhar atento para os municípios que têm essa carência de algumas informações, para prestar um atendimento de excelência a população”, disse Marcela Rocha

A coordenadora do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) de Tarauacá, Elivania Maria Marinho, expôs a importância da equipe da SEASDHM no processo de discussão, sobre a execução do Serviço de Acolhimento Institucional.

“Agradeço à presença da equipe. Fico feliz em saber que o Estado está comprometido com a qualificação dos profissionais do SUAS”, ressaltou Elivania Marinho.