cuidados

Estão abertas inscrições para o 2º seminário do APICE ON no Acre

Você já ouviu falar em APICE ON?. Provavelmente, não. Mas, para quem é pai ou mãe essa sigla representa muito.

APICE ON é a abreviação de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia.

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde e executado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o projeto APICE ON visa qualificar profissionais no âmbito da obstetrícia e neonatologia ao propor iniciativas para implantação e replicação de boas práticas relativas à atenção ao parto, nascimento, abortamento, saúde sexual e reprodutiva, além de cuidados com mulheres em situação de violência sexual.

Em agosto do ano passado, o Acre aderiu ao projeto representado pela Maternidade Bárbara Heliodora, Maternidade de Cruzeiro do Sul e Hospital Santa Juliana.

O segundo seminário que acontece nos dias 05 e 06 de dezembro é uma ação de capacitação para difundir as boas práticas do projeto e será realizado na União Educacional do Norte (Uninorte).

Além dos profissionais das unidades de saúde, o seminário conta com a parcerias da Universidade Federal do Acre, Uninorte e Fameta, já que o APICE ON tem como uma das principais metas a qualificação do ensino.

“O objetivo do APICE ON é criar e disparar movimentos para mudança nos modelos tradicionais de formação, atenção e gestão. Aqui na MBH já estamos há um ano e temos avanço na oferta de ensino dentro da maternidade, a integração entre os profissionais que estão resultando em boas práticas do parto”, explica Serlene Gonçalves, diretora geral da MBH.

A programação nos dois dias de seminário vai apresentar, dentro outras programações,  os avanços e desafios em um ano de APICE ON no Acre, palestras sobre boas práticas do parto e nascimento a partir dos indicadores das maternidades, a jurisdição sobre violência obstétrica e a importância do aleitamento materno e pele a pele na primeira hora de vida.

Para inscrições, acesse https://www.sympla.com.br/2-seminario-de-aprimoramento-e-inovacao-no-cuidado-e-ensino-em-obstetricia-e-neonatologia__402455