Mobilização

Estratégia Nacional de Prevenção à Corrupção é tema de encontro na Controladoria Geral

O titular da Controladoria Geral do Estado do Acre (CGE), Luís Almir Brandão Francisco Soares, recebeu a visita do secretário do Tribunal de Contas da União no Acre (TCU), Jorge Luiz Fonseca, na tarde de segunda-feira, 4, na sede da Controladoria. O representante do TCU apresentou o projeto Estratégia Nacional de Prevenção à Corrupção, que visa avaliar a suscetibilidade à corrupção nas organizações públicas.

Um protótipo já foi realizado no Mato Grosso do Sul e a ideia é replicar a iniciativa para os demais estados brasileiros. De acordo com o secretário do TCU, dentre os objetivos estão o aperfeiçoamento das estruturas de combate à corrupção nos entes municipal, estadual e federal e nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; a melhoria da rede de informações estratégicas para o controle e também a implementação de uma dinâmica contínua na adoção de boas práticas em todo o setor público.

Equipe técnica da Controladoria recebeu representante do TCU Foto: Neto Lucena/Secom

“A proposta é realizar um diagnóstico para conhecer a realidade e identificar a suscetibilidade à corrupção. Os órgãos serão avaliados. Esta metodologia já foi empregada pela rede de controle do Mato Grosso do Sul, tendo diversos parceiros. Queremos replicar este trabalho, registramos uma mudança no comportamento dos próprios gestores, com implantação de novos sistemas de combate e controle”, pontuou Fonseca.

A visita faz parte do processo de mobilização, posteriormente, o cronograma inclui treinamento dos avaliados, consolidação dos resultados, eventos estaduais e nacionais, elaboração de resultados e preparação de divulgação. A iniciativa propõe arranjos institucionais com tribunais de contas, controladorias, redes de controle e gestores públicos. O método é replicável com papéis de trabalho pré-prontos e automatizados, e ainda, o treinamento de colaboradores.

“Todas as parcerias são positivas. A Controladoria está aberta para estabelecermos termos de cooperação técnica, principalmente com o TCU, um órgão tão respeitado. Tudo o que vem para somar no nosso trabalho é bem-vindo”, destacou o controlador geral do Estado, Luís Almir Brandão Francisco Soares.