Estudante acreano ganha medalha de ouro em olimpíadas

Escola também foi premiada com um laboratório completo de informática com dez microcomputadores, impressora e livros

Com um artigo intitulado "A construção da BR-364 e sua importância para o Vale do Juruá", o estudante Abraão Lima, da escola Flodoardo Cabral de Cruzeiro do Sul, ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, na categoria Artigo de Opinião. A cerimônia de premiação ocorreu na segunda-feira, 1º, em Brasília e contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Tendo como tema "O lugar onde vivo", Abraão produziu seu artigo com base em pesquisas de opinião sobre os benefícios e desafios que a construção da BR 364 trará para Cruzeiro do Sul e região. Pela conquista, o estudante e sua professora, Maria de Fátima do Monte ganharam além da medalha de ouro, computador e impressora. A escola também foi premiada com um laboratório de informática, compostos por dez microcomputadores, uma impressora e livros para a biblioteca.

Nesta edição, seis milhões de alunos e 202 mil professores de todo país se envolveram nas olimpíadas que durante oito meses de preparação realizou atividades para melhorar as habilidades de escrita e leitura em 55 mil escolas espalhadas pelo país. Os 150 finalistas desenvolveram seus trabalhos em três gêneros textuais: Poesia, Artigo de Opinião e Memória. O Acre, classificou estudantes em todas as categorias.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é fruto de parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e tem como meta estimular a produção de textos relacionados com o contexto social dos estudantes e incentivar o aluno a mostrar a comunidade em que reside, refletindo sobre seus problemas e expressando suas opiniões.

Estudante é recebido com festa em Cruzeiro do Sul

O estudante cruzeirense Abraão da Silva lima foi recebido com festa ontem no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul. Abraão foi o vencedor da etapa nacional das Olimpíadas de Português promovida pelo Ministério da Educação.

A carreata seguiu o campeão desde o aeroporto até a Escola Estadual Flodoardo Cabral, onde o aguardavam alunos e professores para parabenizá-lo pela vitória. Abraão cursa o terceiro ano do Ensino Médio. O texto vencedor das Olimpíadas trata justamente sobre a questão da BR 364, na qual Abraão discorreu sobre os aspectos positivos e negativos da interligação de Cruzeiro do Sul com Rio Branco. “Aqui a maioria é a favor da BR, mas há também pessoas que acreditam que ela trará impactos na vida das pessoas”, explica Abraão. O estudante recebeu a medalha das mãos do presidente Lula, que afirmou em breve vira a Cruzeiro do Sul “Logo estarei em sua cidade para inaugurar o novo aeroporto’, disse o presidente.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter