Estudantes da rede pública de ensino têm bom desempenho no vestibular

Uma aluna conseguiu o primeiro lugar na classificação geral do exame, e outra entrou para o disputado curso de Medicina da Ufac

vestibular_.jpg

Cigliane conquistou o primeiro lugar geral na classificação e Thamires passou para o disputado curso de Medicina (Foto: Assessoria SEE)

O resultado do vestibular da Universidade Federal do Acre (UFAC), divulgado na tarde da última segunda-feira, 02, revelou o bom desempenho dos estudantes da rede estadual de ensino do Acre. Das 1190 vagas oferecidas pela instituição, boa parte foi conquistada por estudantes oriundos de escolas públicas, além da primeira colocação geral do vestibular.

Com 150 pontos, a ex-aluna da escola estadual Heloisa Mourão Marques, Cigliane Feitosa dos Santos, 21, obteve o primeiro lugar geral na UFAC para o curso de Direito. A jovem que concluiu todo o ensino básico na rede estadual comenta que mesmo ainda existindo falhas, o ensino público tem avançado muito no Acre e que sua aprovação deve servir de estímulo e motivação para outros jovens. "Sabemos que o ensino privado recebe muitos investimentos, mas nos últimos anos o Estado tem conseguido expressivos resultados dando apoio técnico e qualificação profissional aos professores", observa a acadêmica.

Uma das escolas da rede estadual que mais aprovou estudantes, foi a José Rodrigues Leite, que neste ano colocou 33 jovens na universidade, inclusive em cursos concorridos como Medicina, Nutrição e Engenharia Civil. Entre os jovens calouros está a acriana Thamires Helles de Almeida, de apenas 15 anos, aprovada para o curso de Medicina. Para a aluna que sempre estudou em escola pública, não existe segredo para ser aprovado em vestibular e sim dedicação e incentivo. "Minha vida escolar foi toda do ensino público. Passar no vestibular tem que ter além de leitura e conhecimento, disciplina. Outro fator importante é a inteligência emocional, e eu tive todos eles graças aos meus professores que me motivaram", destaca a jovem.

De acordo com o diretor de ensino da Secretaria de Educação, Josenir Calixto, os resultados alcançados são frutos do esforço realizado ao longo dos anos pela melhoria e qualidade do ensino no Acre. "Estamos consolidando uma política de governo. Os frutos colhidos foram conquistados graças aos investimentos tanto na área humana quanto material, com melhores salários, escolas bem equipadas e professores qualificados" afirma Josenir.

O desempenho positivo dos estudantes acrianos da rede pública no vestibular não ocorreu apenas na capital, mas também na zona rural. Na escola Edmundo Pinto, localizada no município de Porto Acre seis alunos foram aprovados, entre eles, William Silva que passou em primeiro lugar no curso de Saúde Coletiva (Bacharelado). "Estamos muito orgulhosos, pois nossa clientela em sua grande maioria é de difícil acesso. Nosso êxito vem da dedicação de toda equipe e da valorização dos nossos docentes", afirma a coordenadora de ensino Antonia Deusenir.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter