Flora

Estudantes entram no mundo das plantas e fungos da APA Lago do Amapá

Alunos da Escola Estadual Rural Ruy Azevedo, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Lago do Amapá, conheceram os resultados preliminares da pesquisa “Subsídios para o funcionamento da trilha autoguiada da Área de Proteção Ambiental Lago do Amapá, Rio Branco-AC”. No estudo, os pesquisadores fazem um levantamento da floração e frutificação de plantas por toda trilha da APA, no período de um ano.

A atividade na escola aconteceu ao longo da semana. Na terça-feira pela manhã, participaram 65 alunos do ensino fundamental I e, na quinta-feira à tarde, participaram 41 alunos do ensino fundamental II. Foram apresentadas as imagens da flora da APA num guia, montagem de plantas coletadas e secas em estufas, exposição dos fungos em recipientes de vidros e coleção de frutos e sementes.

Os insetos incrustados em resina também chamaram a atenção Foto cedida.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) incentiva a visitação da APA Lago do Amapá e tem estimulado a sensibilização ambiental através do uso de trilhas interpretativas guiadas e autoguiadas. Segundo a gestora da APA, Mirna Caniso, embora incentivadas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), essas ações ainda são pontuais no Acre.

“Esta ação, em parceria com acadêmicos de biologia da Ufac, visa subsidiar a elaboração de um mapa para visitas autoguiadas na trilha, com informações sobre as fitofisionomias características da floresta aluvial que ocorre no local, assim como de espécies de plantas e fungos que podem ser alvo de observações, além do comportamento do ciclo de vida das plantas”, explicou Mirna.

Espécies

Das 289 espécies levantadas neste primeiro ano de projeto, foram feitos cinco novos registros para a flora do Acre: Caperonia palustres, Heliconia subulata, Psiguria ternata, Passiflora ferrugínea e Passiflora sp. nov., além de 20 espécies de macrofungos inéditos para o Acre.

Participaram da atividade os estudantes do curso de biologia da Universidade Federal do Acre (Ufac): Aliny G. da Silva, Isaac de O. Santos, Chirley G. da Silva, Mayk H. de Oliveira, Maria Luziane G. do Nascimento; sob a supervisão e orientação do professor Dr. Marcos Silveira, integrantes do Laboratório de Botânica e Ecologia Vegetal (LABEV) do curso de biologia da Ufac, professores, corpo diretivo da escola e equipe gestora da APA Lago do Amapá. O projeto foi submetido e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e será concluído em agosto de 2020.