“O Palácio Rio Branco conta a nossa história, e essa é uma oportunidade que nós temos de passar esse conhecimento para essa nova geração”. Esta fala é da professora do ensino fundamental da Escola Sesi, Juliana Sábio. Em visita nesta semana, ela e seus alunos percorreram por todos os espaços abertos para os visitantes, e conheceram um pouco mais sobre a história do Estado do Acre através do Museu do Palácio Rio Branco, localizado no centro da cidade.

A professora explica a importância do Museu do Palácio: “Em sala nós estamos estudando a história por meio de livros e documentos, mas aqui é diferente. A própria construção fala muito sobre a história do Acre. Aqui nós temos salas belíssimas e que retratam um pouco do povo que viveu aqui na nossa região, as quais fazem parte da nossa história”.

Professora da Escola Sesi em visita ao Museu do Palácio Rio Branco. Foto: Diego Gurgel/Secom

O que é o Tratado de Petrópolis e em que ano foi assinado? Quantas tribos indígenas existem no estado do Acre? Quem foi Chico Mendes? Quantos ciclos teve a borracha? Quem participou da Revolução Acreana?  Essas e outras perguntas poderão ser facilmente respondidas, mas, para isso, é preciso visitar as oito salas, que além de acervos, também apresentam objetos históricos.

Estudantes participam de visita guiada ao Palácio Foto: Diego Gurgel

O estudante Ricardo Farias, 8 anos, conheceu essas salas bem de perto e falou sobre as suas preferidas: “A que eu mais gostei foi a dos povos indígenas. Eu já tinha estudado sobre eles, mas aqui têm umas coisas bem legais. Eu vi um arco bem grande, flechas, um tambor e uma flauta.”.

Sobre o Museu

O Museu do Palácio Rio Branco funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e é aberto para toda a comunidade. Mas, se o grupo de visitantes for acima de 15 pessoas, é necessário um agendamento prévio. Além do contato direto na recepção, você também pode acessar as redes sociais, via Instagram: @palacioriobrancoac e Facebook: Museu Palácio Rio Branco.

A exposição é fixa e contém oito salas com temáticas diferentes, mas que no geral contam a história do Acre. Lá você encontrará um pouco mais sobre os povos indígenas, os seringueiros, e também sobre Chico Mendes. Além disso, entenderá a importância do Tratado de Petrópolis e conhecerá outras coisas que fazem parte da construção histórica do nosso estado.

Veja algumas fotos:

* Estagiário sob supervisão da jornalista Nayara Lessa, gerente de Jornalismo da Agência de Notícias do Acre.