Graffiti

Evento de Graffiti vai reunir artistas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Com o objetivo de trocar experiências será lançada na próxima sexta-feira, 12, no Memorial dos Autonomistas, a terceira edição do RB Graffiti. O encontro permitirá a troca humana de criação artística e de conscientização social. O evento reunirá diversos movimentos para que a sociedade conheça melhor o universo do grafite e outras linguagens das culturas urbanas.

Aproximadamente cem artistas selecionados entre grafiteiros e rappers locais, nacionais e internacionais farão uma intervenção marcante em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, num conjunto de ações que unem grafite, música, dança, poesia, cultura de paz e consciência ambiental.

Promovido pelo grupo Aquiry Crew, com o apoio do governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), e Prefeitura Municipal de Rio Branco, o encontro traz neste ano o tema ‘Reflorestando a paz’.

Na abertura haverá um café da manhã para que seja realizado o credenciamento dos artistas selecionados. A partir de então uma vasta programação se inicia, com foco em uma das regiões mais carentes de Rio Branco: o morro do Preventório. Plantio de mudas, oficinas e shows serão realizados enquanto os artistas grafitam o reservatório de água, casas de moradores e o muro da escola Heloísa Mourão Marques.

RB grafite 2019, grafiteiro Matias Souza Foto: Ascom
Plantio de mudas, oficinas e shows estão na programação enquanto os artistas grafitam o reservatório de água, casas de moradores e o muro da escola Heloísa Mourão Marques Foto: FEM/Assessoria

A seleção dos artistas que grafitam durante o evento, este ano contou com um critério inovador: metade das vagas foram destinadas exclusivamente a mulheres. Uma das organizadoras do evento, Ester Silva, diz que com certeza irá surgir muitas grafiteiras e o reconhecimento de outras que já desenvolvem um trabalho consistente.

“A igualdade do número de vagas traz condições e visibilidade, para as mulheres grafiteiras, o que até então não acontecia em outros eventos. Além disso, vamos oferecer auxílio às grafiteiras que são mães, para que essa condição não as impeça de participar do festival”, destacou Ester.

Grafiteira Ester Silva mostrando sua arte Foto: FEM/Assessoria

No domingo, 14 de julho, haverá uma festa oficial do RB Graffiti 2019, a RB Fest ocorrerá no espaço cultural Massemba, com vários shows de artistas locais e uma atração nacional de peso: MC Marechal. O rapper carioca que influenciou o movimento de poesia de rua no Brasil, vem pela primeira vez a Rio Branco e traz um show de resistência e crítica social, encerrando a etapa Rio Branco do evento. De 16 a 21 de julho o festival segue para Cruzeiro do Sul. A programação completa pode ser acessada pelo perfil do Instagram: @rb_graffiti.