Auto de Resistência 28 de junho a 4 de julho · 19:30 Cine Teatro Recreio
Cinema

Auto de Resistência

28.06.2018 16:41

O Cine Teatro Recreio apresenta a partir do dia 28 de junho o documentário Auto de Resistência, que aborda homicídios praticados pela polícia contra civis, no Rio de Janeiro, em situações inicialmente classificadas como legítima defesa.

O morto é acusado de ser traficante e ter trocado tiros com a polícia, mas a narrativa policial é posta em cheque pelo surgimento de vídeos e pela luta de mães que tentam provar a inocência de seus filhos. O filme retrata o embate de versões no julgamento de casos nas varas dos Tribunais do Júri, os bastidores das investigações policiais, e a comissão Parlamentar de Inquérito estadual instaurada para apurar o alto índice de mortes decorrentes da ação da polícia.

Um acompanhamento preciso dos casos de homicídios cometidos pela Polícia Militar do Rio de Janeiro classificados como “autos de resistência”, isto é, em legítima defesa. Durante a tramitação dessas ocorrências na justiça, fica evidente o padrão de imprudência da corporação em relação à elas: investigações esdrúxulas e perícias defeituosas, nas quais 98% dos inquéritos são arquivados.

Assista ao trailer oficial:

Agenda Cultural

Música
Show – O Samba é meu 26 de abril · as 19h Restaurante O Paço
Destaque
I Encontro Científico ABRAF 10 de maio · Rio Branco
Destaque
Show: Desde que o Samba é S 29 demarcou-se · 19hs O Paço Restaurante
Destaque
A comissão da Mulher Advoga 26 de março · 18h OAB-AC