Exposição de Cães de Raça acontece neste sábado, no Parque de Exposições

A 1° Exposição de Cães de Raça Panamericana e Nacional, realizada pelo Kennel Clube do Acre, em parceria com o Governo do Estado do Acre, através da Secretária de Empreendedorismo e Turismo (Seet), já é a segunda maior da região Norte. O evento acontece no Parque de Exposições, neste sábado, 5, a partir das 15h.

Na tarde de sexta, 4, mais de 50 animais foram avaliados por três árbitros de outros Estados e 24 receberam o Certificado de Pureza Racial (CPR).

Cão sendo avaliado por árbitro para obtenção do Certificado de Pureza Racial Foto: Cedida

“A emissão desse certificado é importante para que se tenha controle de quantidade de animais, de raças, de criadores e até mesmo para a valorização do animal. Esse evento é inédito no Acre. Antes, o criador que quisesse o documento, precisava se deslocar para outros Estados do país”, declarou o organizador do evento Wescley Camelo.

O evento surpreendeu positivamente os organizadores. “Rio Branco está fazendo a sua primeira exposição e, no entanto, já está com um número de cães superior à média da região Norte. É a segunda maior exposição do Norte esse ano, só perdendo para a de Rondônia. É um Estado com muito potencial”, comentou Luiz Eduardo, vice-presidente da Kennel do Ceará e árbitro da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

Exposição já é a segunda maior da região Norte Foto: Cedida

Neste sábado acontecem desfiles e apresentações que premiarão os 5 melhores cães de 11 grupos caninos. Mais de 60 cães estão inscritos para os desfiles. O credenciamento inicia às 14h.

“Temos aqui, cães de 28 raças diferentes. Temos raças de quase todos os grupos caninos. Aqui, vimos cães que há muito tempo não víamos em exposições, como o Grande Azul da Gasconha”, disse Luiz Eduardo.