Família e escola: parceria promove melhoria do ensino

Escola Francisco Salgado Filho concorre ao maior prêmio da educação acreana

 

premio_gestao_900.jpg

Esforço coletivo faz da escola uma referência na educação do Acre (Foto: SEE)

Classificada pela primeira vez entre as dez finalistas que concorrem ao prêmio de dez mil reais, a Escola Francisco Salgado Filho, que obteve nota 4,3 na ultima avaliação do Ideb, índice para ser obtido apenas em 2013, aposta na relação família escola como diferencial para levar o título. Se depender do otimismo da equipe gestora, professores e dos alunos da Escola Francisco Salgado Filho, a instituição é campeã do Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar 2008.

 

“Nossa grande parceria com a família só nos trouxe benefícios. Sabemos que o estudante tem o domínio do conhecimento, mas com a entrada da família seu interesse pelo estudo aumenta significativamente”, afirma a diretora Maria da Conceição.

Para trazer a família até o ambiente escolar, os professores e todo corpo administrativo da Salgado Filho não pouparam esforços e criaram o projeto “Escola e família de mãos dadas”. Através de ações simples, como eventos comemorativos, seminários, campanhas educativas e reuniões periódicas, a escola estimula os pais a freqüentarem o espaço, o que elevou a freqüência escolar e a média dos alunos. O índice de aprovação na série final é de 98%, e de menos 1% em abandono escolar. “Quando existe este equilíbrio entre família e a escola, o aluno se torna mais seguro e capaz de realizar qualquer tarefa”, ressalta Maria da Conceição.

Com um amplo espaço físico, que contempla área de recreação, horta escolar e um ambiente dedicado exclusivamente a leitura, a Salgado Filho tem realizado várias iniciativas para tornar o convívio dos alunos e funcionários estimulante, como os projetos  “Baú da Leitura” e “Para Gostar de Ler” que consistem em despertar nas crianças o gosto pela leitura através de poesias e peças teatrais.

Aluno da 4ª série, Mário Willian, de 10 anos, já sabe bem da importância da leitura e dos livros em sua vida. “Lendo eu tenho a oportunidade de conhecer novos mundos e adquirir conhecimento. Prefiro ler um livro a assistir programa na televisão”, admite Willian, que participa ativamente das atividades do projeto “Para Gostar de Ler”, interpretando uma dos maiores autores infantis da literatura brasileira, Monteiro Lobato.

Professora e voluntária nas horas vagas, Débora Moulin, vê a classificação para o prêmio, como resultado de um trabalho coletivo e de uma gestão competente. “Temos uma excelente administração. Todos são profissionais de fato e compromissados em melhorar a cada dia a educação de nossas crianças”, concluiu.

Reformada e ampliada há quatro anos, pelo Governo do Estado, através do programa Nossa Escola, a Salgado Filho está localizada no bairro Floresta e atende cerca de 600 alunos do ciclo inicial até a 4ª série.A grande campeã do nono Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar do Acre será conhecida na próxima segunda-feira, 04 de agosto, às 15 horas, em cerimônia a ser realizada no Teatro Plácido de Castro com a presença do governador Binho Marques.   

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter