Feira do Peem revela futuros empreendedores

Durante o curso estudantes recebem orientações de como montar sua empresa

jovem_empreededor.jpg

Alunos mostraram toda a sua criatividade em seus trabalhos durante a feira.

A III Feira do Jovem Empreendedor realizada na última sexta-feira, 22, no Sebrae, pelos alunos concluintes do Programa Especial de Ensino Médio(PEEM) revelou ao público a criatividade de muitos alunos que estimulados pelo programa estão se tornando donos de seus próprios negócios.    

Durante os 18 meses que o aluno freqüenta as aulas do Poronga médio, além de receber conhecimento das disciplinas regulares, o projeto oferece atividades complementares onde são desenvolvidos cursos e oficinas de artes, culinária, reciclagem entre outros. De acordo com a coordenadora do Peem, Maday Correia, o aluno do programa termina o ensino médio com espírito empreendedor e todas as informações necessárias para iniciar seu próprio negócio. "Esta feira traz o que de melhor os alunos produzem. É uma forma de apresentar ao público seu trabalho, além de colocá-lo diante de futuros clientes", afirma Maday.

Policial ambiental, Jones Souza, 34 anos, despertou para os negócios depois que entrou para Peem. Ele descobriu na natureza os ingredientes para criar objetos de decoração como abajures feitos a partir de restos de madeira e galhos. Sua idéia é aproveitar de forma sustentável o que a natureza produz. "Estou muito feliz de ter entrado para esta modalidade de ensino, pois foi o pontapé inicial para eu descobrir minha vocação, que é trabalhar preservando o meio ambiente" destaca o estudante, que já se apresenta com cartão de visita da empresa criada em parceria com os colegas de sala.

Professora da escola José Ribamar Batista, Margarida Lessa, diz que as atividades complementares contribuem para que novas oportunidades se abram no mercado de trabalho, além de tornar o aprendizado mais dinâmico e criativo, opinião constatada nas 80 peças de utensílios domésticos expostas no stand da escola.

Outro setor bastante disseminado na feira e que vem gerando uma renda extra para muitos alunos é o da culinária. Cerca de dez stands montados dentro do espaço de exposição do Sebrae ofereciam desde pratos tradicionais como rabada no tucupi, galinha picante até doces e tortas feitos de frutas regionais.

A Feira do Jovem Empreendedor que está em sua 3ª edição se tornou uma marca registrada dentro do Programa Especial de Ensino Médio. O evento é um dos momentos mais esperados pelos concluintes, pois é a culminância de todo o processo de aprendizagem ocorrido ao longo dos 18 meses de convívio entre professores, coordenadores e alunos.

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter