Feira do Pirarucu Manejado

Na primeira semana de agosto os pescadores artesanais e comunitários farão a pesca de 22 pirarucus

 

pirarucu.jpg

Peixe é um produto muito importante para a região de Manuel Urbano: feira consolida a produção (Foto Sérgio Vale/ Secom)

O Governo do Estado, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) em parceria com WWF Brasil e Prefeitura de Manoel Urbano, realizarão de 15 a 17 de agosto a  2a Feira do Pirarucu Manejado. Já na primeira semana de agosto os pescadores artesanais e comunitários farão a pesca de 22 pirarucus.

 

O processo de manejo do pirarucu nos lagos Santo Antonio e Grande iniciou em 2002. Ano passado, foram pescados 19 peixes totalizando 982,5 kg de manta fresca. A previsão para este ano é a pesca de 22 pirarucus que serão processados e disponibilizados para comercialização. Esta atividade será realizada no período de 5 a 10 de agosto, com pescadores de Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá e de Belém no Pará.

Outras atividades estão planejadas para o fortalecimento do grupo de manejadores e comunitários, especialmente aos familiares de pescadores da região, com a capacitação de outras técnicas de beneficiamento e aproveitamento do Pirarucu. Será oferecido um curso de artesanato com escamas de pirarucu, sementes e macramé com aproximadamente 10 dias de duração.

Dando continuidade ao processo de gestão participativa será realizada também uma oficina de dois dias para discussão de estratégias municipais de manejo da pesca. Instituições governamentais, não-governamentais, sindicatos, associações e pescadores se unirão com o objetivo de idealizar uma proposta de inclusão e participação de todos e com apoios técnico e financeiro necessários.

A 2a  Feira do Pirarucu Manejado acontece de 15 a 17 de agosto na praça central da cidade de Manoel Urbano com a comercialização de pirarucu fresco e salgado. Também será oferecido uma espaço para a praça de alimentação com pratos a base de pirarucu, exposição e comercialização de artesanatos com escamas de pirarucu e macramé, além de atrações culturais do município. 
 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest