Filme e livro “O Segredo” são explicados em palestra

Técnicas da Lei da Atração são sugeridas como fórmula de sucesso pessoal e profissional

aldo_novak_1.jpg

Novak defende que o livro pretende retirar as pessoas do transe e do condicionamento mental a que são submetidas ao longo da vida (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Pensar, sentir, agir. Este é o tripé que sustenta a teoria da Lei da Atração apresentada no filme e no livro O Segredo e que foi tema da palestra do jornalista, escritor e coach Aldo Novak, realizada em Rio Branco na noite de sexta-feira, 27, no auditório do colégio Armando Nogueira. Em noventa minutos, Novak tenta esclarecer as principais dúvidas do filme, chamadas por ele de "pontos cegos" e que motivam há um ano e meio as palestras em todo o país.

Há oito anos trabalhando como conferecista, Aldo Novak foi contratado pela distribuidora do filme e depois pela editora do livro para ser o porta-voz da produção no Brasil. O segredo, segundo apresenta na palestra, é mudar o foco do que se pensa, sentir emoções positivas relacionadas a esse pensamento e, por fim, partir para a ação. "É diferente de apenas ter pensamentos positivos. Esse é o ponto que as pessoas mais confundem."

O público que busca a técnica descrita no filme não é linear. São jovens, pessoas maduras, profissionais liberais, estudantes. Mas são as mulheres que, segundo Novak, apreendem melhor o que ouvem. "Os homens entendem a teoria e não sabem aplicar. A diferença é que as mulheres incluem a emoção à técnica", justifica.

Novak, que aproveita as palestras para lançar O Segredo, . "É preciso querer, acreditar e agir. Não adianta ficar parado esperando, que não funciona. É a ação que produz resultado", ensina, acrescentando que os três movimentos usados de forma coerente podem fazem com que qualquer pessoa possa atingir os objetivos que desejar.

Um dos exemplos citados nas palestras é o da atriz Rita Guedes, que declarava possuir síndrome do pânico e que se diz curada, segundo ele, após assistir ao filme e usar as técnicas. O jornalista nega que há riscos ao propagar a resolução de problemas psicológicos a partir do método apresentado pelas duas versões de O Segredo porque não estimula o abandono de nenhum tratamento médico. "É possível curar problemas psicológicos porque são paradigmas, crenças, mas não adianta abandonar tratamentos, é preciso mudar de postura e usar todos os elementos disponíveis."

Durante a palestra, o espectador, além dos conceitos teóricos, participa de experiências dinâmicas construídas para a aplicação prática dos assuntos abordados. O jornalista diz ser ele próprio um exemplo vivo da eficácia da Lei da Atração. "Consegui realizar neste um ano e meio mais do que consegui nos últimos dez anos", garante.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter