Fim do inverno intensifica carga de descarga no porto de Cruzeiro do Sul

Até a metade do mês de abril a tendência é de intenso movimento no porto

 

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Entre outubro de 2007 a abril de 2008 chegaram por via fluvial em Cruzeiro do Sul cerca de 40 mil toneladas de produtos (Foto: Onofre Brito/Secom)

O Rio Juruá está cheio, talvez uma das últimas enchentes do ano, e o movimento de balsas, carregando e descarregando, no porto da cidade tem se intensificado nos últimos dias. Somente hoje, seis balsas estavam em operação de carga e descarga. Segundo José Cláudio Marques de Oliveira, gerente do porto de Cruzeiro do Sul, o movimento de embarcações aumentou. Comerciantes e importadores precisam aproveitar esta última água do rio para estocar mercadorias, pois logo o rio estará baixando e enquanto a BR-364 estiver fechada o transporte de mercadorias para a região fica prejudicado.

 

O porto de Cruzeiro do Sul foi construído através de parceria entre o Governo do Estado e o governo federal e até meados de abril, a tendência é de intenso movimento, segundo José Cláudio. O maior volume de cargas refere-se ao abastecimento dos pontos comerciais da cidade vindo em seguida o transporte de material de construção, cimento, brita, equipamentos e máquinas, grande parte para as obras na BR 364, que se iniciam a todo vapor logo no início do verão.

José Cláudio conta, no entanto, que o volume de cargas transportadas neste ano está menor que no ano passado. De outubro de 2007 a abril de 2008 chegaram por via fluvial em Cruzeiro do Sul cerca de 40 mil toneladas de produtos. Devido ao verão muito forte, praticamente não houve transporte de carga no fim do ano passado, tendo o movimento iniciado apenas em janeiro e a quantidade transportada não vai alcançar a marca do ano passado.

José Cláudio explica que, à medida em que vai sendo asfaltada a BR-364, o transporte de mercadorias pelo rio Juruá vai diminuindo. Ele calcula que quando o asfalto estiver concluído o transporte de mercadoria via fluvial vai diminuir em 50%, ficando reservada para este transporte somente as cargas mais pesadas.

Também nesta época os fabricantes de farinha aproveitam para mandar o produto para locais como Manaus e Porto Velho. As balsas que ancoram no porto têm capacidade entre 350 e 1.200 toneladas. Todas elas levam, na volta, a farinha da região, algo em torno de 6 mil a 10 mil sacas por balsa, constituindo-se no principal item da economia juruaense.

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