Fiscalização de trânsito reforçada pelo Detran no Carnavale 2010

Atuação do Departamento de Trânsito ofereceu mais segurança e tranqüilidade aos foliões

dsc02403.jpg

Fiscalização dos veículos nas vias de acesso ao local da festa (Foto: Assessoria Detran)

dsc02497.jpg

Com o auxilio do Bafômetro motoristas infratores são detectados e autuados (Foto: Assessoria Detran)

dsc02517.jpg

Educadores de Trânsito orientam sobre a campanha “Amigo da Hora: quem tem a chave do carro não bebe

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em ação conjunta com os órgãos de Segurança Pública Estaduais e Federais, realizou várias ações de fiscalização e educação no trânsito na 11° edição do carnaval fora de época de Brasiléia. A festa que comemorou o aniversário de 100 anos da cidade aconteceu no último final de semana, 02, 03 e 04 de Julho. Para garantir a segurança no trânsito e proporcionar tranquilidade na hora da diversão de condutores e pedestres, os educadores e agentes de autoridade de trânsito do Detran e da Companhia de Trânsito Urbano e Rodoviário (Ciatran) estiveram nas ruas para conscientizar os motoristas a dirigir de forma mais responsável.

O principal alvo da campanha foi educar e combater a perigosa associação de bebida alcoólica e direção, já que o comportamento humano é o ponto de partida dos motivos que culminam em acidentes de trânsito. Para isso, os educadores e agentes de trânsito do Detran trabalharam na prevenção e repressão dos atos de imprudência no trânsito e reforçaram a orientação com ênfase na campanha "Amigo da Hora: quem tem a chave do carro não bebe", que destaca a importância de ter sempre um amigo que não consuma bebida alcoólica para conduzir o veículo na hora de voltar para casa.

A mensagem principal da campanha é de que quem ingere bebida alcoólica não pode dirigir. A ideia é valorizar o amigo da hora, que é responsável pela segurança no transporte dos demais e valorizar principalmente a vida. Essa é exatamente a opinião de Paulo Ricardo, 20, estudante de medicina na Bolívia, que durante o Carnavale 2010 foi escolhido como motorista "amigo da hora" dentre seus amigos. "É necessário que as pessoas que gostam de brincar o carnaval sejam mais conscientes e tenham a responsabilidade de perceber que preservar a vida é mais importante que a diversão", destaca o estudante.

Além da campanha "Amigo da Hora", os educadores de trânsito também esclareceram sobre a importância do cinto de segurança, viseira dos capacetes, segurança no transporte de crianças e outros assuntos, assim como os agentes de autoridade de trânsito e Ciatran atuaram na fiscalização e repressão de infrações de trânsito com auxílio de bafômetros para detectar presença de álcool no sangue dos condutores. "Essas ações, que visam antes de tudo preservar as vidas, são dever do Detran. Por isso, nosso alvo é sempre estar presente nos eventos que concentram grande fluxo de veículos, orientando, educando e fiscalizando para que a diversão não dê espaço para violência no trânsito", enfatiza o Diretor-Geral do Departamento Estadual de Trânsito, Reginaldo Prates.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter