Formação especializada sobre autismo será realizada em Cruzeiro do Sul

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), promove nos dias 20 e 21 de maio, uma formação especializada sobre o autismo. O evento será realizado no Teatro Nauas, em Cruzeiro do Sul.

A formação será aberta ao público e pretende alcançar a comunidade escolar da rede estadual e municipal de ensino do Juruá. O principal alvo são professores que trabalham com atendimento educacional especializado, mediadores, coordenadores e gestores, além de cuidadores e assistentes educacionais.

De acordo com o presidente da Associação Família Azul do Acre (Afac), Abrahão Púpio, o estado tem cerca de nove mil casos de autismo, mas a maioria não possui diagnóstico. “Uma boa parte dos autistas tem os primeiros indícios identificados pelos educadores das escolas públicas. Boa parte deles precisa do auxílio do professor mediador, que é aquele profissional especializado que ajuda a professora regente da sala a adaptar o conteúdo”, disse.

Púpio ressaltou também que esse é um evento para dar suporte à escola e auxiliá-la a fazer a inclusão de fato e de direito. “Só colocar o aluno com deficiência na sala de aula não significa inclusão se você não souber pegar a pedagogia tradicional e adaptar de forma que o aluno compreenda, envolvendo todo o corpo escolar para isso”.

Além da Sejusp e da SEE, outros órgãos participarão do evento, como o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), a Associação Família Azul (Afac), o Centro de Estimulação Sensorial de Cruzeiro do Sul (CETRIN) e a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Cruzeiro do Sul. A Sejusp atua no evento por intermédio do seu Departamento de Justiça e Direitos Humanos (Dejudh), que em 2019 também inseriu pessoas com deficiência como destaque nas ações da pasta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter