Fórum Empresarial é o grande passo para integração econômica

Pelo menos 190 reuniões ocorrem ao longo desta terça-feira com possibilidade de contratos para compra e venda de alimentos, confecções e produtos da construção civil

O Fórum Empresarial Brasil Peru conta com pelo menos 190 reuniões agendadas ao longo da última semana  pelos empresários que participam do evento aberto no Teatro Plácido de Castro  na manhã desta terça-feira, 28, pelo governador Binho Marques e o presidente do Peru, Alan Garcia.

Cerca de 100 empresários brasileiros e 56 peruanos, segundo o consultor Otávio Divelius, do Sebrae, tinham sido inscritos no Fórum e participam, pela parte da tarde desta terça-feira, da rodada de negócios no Buffet Espaço A. A rodada envolve possibilidade de contratos bilaterais nas áreas de alimentos, confecções, construção civil, tecnologia de manejo madeireiro e extrativista (beneficiamento do látex para produção de preservativos masculinos; beneficiamento da castanha e outros). Cerca de 70 empresas do Acre e 30 dos Estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso participam da rodada.  

A chefe do Escritório Comercial da Embaixada do Peru no Brasil, Milagros Ochoa, disse que há uma expectativa muito positiva em relação aos contratos futuros e que Rio Branco se mostrou  uma cidade bastante receptiva aos peruanos.  O presidente do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Acre, Jorge Viana, disse que o processo de integração tem de estar acompanhado de políticas que atendam as população que vivem ao longo dos eixos e projetos de investimentos no Brasil e no Peru.

O senador Tião Viana ressaltou o posicionamento estratégico do Acre em relação à América do Sul. "O Acre se tornou uma ilha central para este processo fantástico de integração", afirmou Viana. Para empresários brasileiros, como os presidentes da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) e da Federação das Associações Comerciais do Acre (Federacre), respectivamente João Salomão e George Pinheiro, este é o momento ideal para iniciativas de parcerias entre brasileiros e peruanos. "A Estrada do Pacífico traz uma grande oportunidade de integração econômica", lembrou Salomão. "Os empresários não podem perder de vista o que está acontecendo", completou Pinheiro.

Também estiveram no Acre acompanhando o presidente do Peru, Alan Garcia, os ministros das Relações Exteriores, José Antonio García Belaúnde; da Produção, Elena Conterno; de Agricultura, Carlos Leyton; de Transportes e Comunicações, Enrique Cornejo; da Moradia, Construção e Saneamento, Nidia Vilchez; e das Minas e Energia, Pedro Sánchez; além do vice-ministro do Turismo, Pablo Lopez; e governadores de cinco departamentos daquele País.

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter