Funasa/AC e FAB realizam vacinação indígena em áreas de difícil acesso

Operação Gota durou cinco dias e deveria atingir 1,5 mil índios de 21 aldeias dos municípios amazonenses de Boca do Acre e Pauini

Em parceria com a Força Área Brasileira (FAB), a Fundação Nacional de Saúde no Acre (Funasa-AC) encerrou na sexta-feira, 5, a "Operação Gota", que realizou vacinação de índios de aldeias de difícil acesso dos municípios amazonenses de Boca do Acre e Pauni. A vacinação, que durou cinco dias, envolveu duas equipes de saúde da Funasa com o apoio do helicóptero Black Hawk (modelo H-60L) do Esquadrão Harpia do 8º Grupo de Aviação da FAB, sediado em Manaus (AM).

A operação começou em Boca do Acre no dia 1º, quando foi realizada a vacinação em quatro aldeias. O helicóptero saiu no início da manhã com as duas equipes da Funasa (cada uma com três pessoas). Ao encerrar a vacinação, no fim do dia, a aeronave voltou à base, na sede do município. O mesmo esquema foi usado nos dois municípios.

As comunidades beneficiadas pela operação estão localizadas em áreas de difícil acesso. Para chegar à maioria dessas aldeias, são necessários dias viajando de barco e, em alguns casos, ainda várias horas de caminhada na floresta. Devido a essa dificuldade, em muitas aldeias era necessário melhorar a cobertura vacinal, que varia entre faixas etárias, sendo que a maior necessidade estava entre menores de um ano de idade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter