Funtac realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento traz diversas atividades para toda a população em vários pontos de Rio Branco

916.jpgA Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece anualmente no mês de outubro, desde 2004. Esse ano, a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre realiza mais uma edição do evento, de 18 a 24 de outubro, em vários pontos espalhados por Rio Branco. O evento é coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e a cada ano cresce a adesão de instituições de pesquisa, ensino e de municípios.

Com o tema "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável", a ideia é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, para valorizarem a criatividade, a atitude científica e a inovação. A programação pretende também chamar a atenção para a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País.

Em 2009 foram realizadas cerca de 25 mil atividades, em quase 500 municípios em todo Brasil, envolvendo instituições de ensino e pesquisa, ONGs, empresas, escolas, órgãos de governo, grupos de pesquisa, entre outros. Espera-se para este ano, um volume ainda maior atividades desenvolvidas pelas diversas instituições.

pdf Acesse aqui a programação completa. 

Educação e arte

No Acre, a Semana Nacional de Tecnologia vai contar com uma programação especial que envolverá educação e arte. A abertura, dia 18, às 9 horas, no Teatro Plácido de Castro, terá a palestra "A Cidade e a Floresta", do Dr. Ênnio Candotti, Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Diretor do Museu da Amazônia (MUSA). Junto à palestra, será realizado um espetáculo teatral organizado pelos alunos da Usina de Arte e a exposição de desenhos do concurso A Natureza Acreana feitos pelas crianças da rede pública de ensino que participaram de um concurso.

Também marcam a programação palestras relacionadas ao tema da saúde, Exposição de Física e Química, exposição de paineis com as tecnologias da Embrapa Acre – Projeto Bisaco, exposição de fotografias – Biodiversidade Acreana, oficinas desde informática até artesanato e exibições de filmes e documentários.

"Também contaremos com diversas programações artísticas culturais, inclusive um show de encerramento, dia 22, na Concha Acústica com Música Popular Brasileira", afirma Vasti Quintana, do Departamento de Monitoramento da Funtac. No ano passado, a Semana de Ciência e Tecnologia reuniu 3 mil pessoas. Para 2010, a meta é superar esse número.

Parcerias

Para a realização da Semana no Acre, a Funtac realizou parcerias com diversas instituições de ensino e tecnologia, juntando eventos, como a Mostra Ciência do Cotidiano no SESC Acre. O evento integra o Projeto SESCiência, do Departamento Nacional do Sesc, e mostra como a ciência está presente no dia-a-dia de estudantes, professores e cidadãos em geral. A Embrapa, assim como a própria Funtac, realizará um dia de portas abertas à comunidade, para que todos possam se aproximar ainda mais das iniciativas científicas e tenham noção do trabalho desenvolvido por essas instituições.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Acre é uma realização do Governo do Estado do Acre, através da Funtac, e conta com a parceria da Embrapa, Ufac, Instituto Dom Moacyr, Sema, Imac, Uninorte, Semeia, Usina de Arte e Secretaria de Educação.