Gabinete de Gestão Integrada define ações para região de fronteira

Representações das instituições farão levantamento para diagnosticar o uso e venda de drogas

gg14.jpg

Encontro reuniu prefeitos e gestores da segurança pública (Foto: Angela Peres/Secom)

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública definiu como prioridade dentro da temática de segurança na área de fronteira do Acre com a Bolívia a criação de um grupo de trabalho que ficará responsável pela realização de um diagnóstico sobre o tráfico de drogas na região.

“O uso e a venda de drogas estão relacionados a uma série de outros de atos ilícitos”, destacou a secretária de Segurança, Márcia Regina.

Fazem parte do GGI representantes da Secretarias de Segurança e Justiça e Direitos Humanos, Ministério Público Estadual e Federal, Polícias Rodoviária Federal, Militar, Civil e Federal, Tribunal de Justiça, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnica, Instituto de Administração Penitenciária e da Superintendência da Abin no Acre.

O levantamento dos dados servirá de embasamento para a elaboração de ações integradas para trabalhar o tema, de forma a diminuir os índices de violência.

“Trata-se de um verdadeiro arranjo institucional que irá atuar de forma preventiva e repressiva”, concluiu a secretária.

Os prefeitos de Epitaciolândia, José Ronaldo, e de Brasileia, Leila Galvão, destacaram a importância de medidas mais efetivas em relação às pontes dos dois municípios que ligam o Acre à Bolívia. A sugestão é de que elas sejam fechadas no período da noite para o trânsito de veículos. “Parte dos problemas relacionados à violência seriam diminuídos com essa ação. Nossa maior vulnerabilidade são as pontes”, disse José Ronaldo.

Para ampliar as ações de segurança na área de fronteira o Governo do Estado implantou o 10° Batalhão da Polícia Militar e instituiu no município de Brasileia a sede da regional do Alto Acre reafirmando a política de trabalhar a segurança pública de forma regionalizada e integrada.

“Os resultados já começaram a ser sentidos pela população através do aumento do policiamento ostensivo e com a realização de fiscalizações conjuntas”, enfatizou Leila Galvão.
 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter