Gabinete de Gestão Integrada reúne gestores para definir ações conjuntas de segurança

Entidade agrega principais órgãos da segurança pública do Acre das esferas federal, estadual e municipal

reuniao_segurana_foto_angela_peres.jpg

Secretária de Segurança Pública Márcia Regina apresentou a estrutura da secretaria e os desafios da área (Foto: Angela Peres/Secom)

A secretária de Segurança Pública do Acre, Márcia Regina, convocou nesta sexta-feira, 3, os representantes do Gabinete de Gestão Integrada, GGI, que reúne as principais instituições que atuam nas políticas de segurança no Estado, em todas as esferas. Polícias Civil e Militar, Secretaria de Direitos Humanos, Tribunal de Justiça, Ministério Público Federal e Estadual, Polícia Federal e Rodoviária Federal, entre outros, participaram do encontro realizado no auditório da Secretaria de Segurança.

O GGI é o órgão consultivo e deliberativo de acompanhamento e monitoramento das políticas de segurança pública. Os representantes discutem questões pontuais, como o tráfico de drogas na fronteira, e elencam políticas que podem ser implantadas para combatê-las de forma integrada. A entidade foi criada em 2005, mas não havia uma mobilização regular de encontros. Nesta sexta-feira, foi definido o regimento interno do grupo e o calendário de reuniões.

No início do encontro, a secretária apresentou alguns dos desafios da segurança no Acre. Apontou, por exemplo, que o Estado possui uma ampla extensão fronteiriça, e que é hoje rota de grandes investimentos – como a hidrelétrica do Rio Madeira e a Estrada do Pacífico. "São obras importantes para o desenvolvimento do estado, mas precisamos estar preparados para o grande fluxo de pessoas na região, e agir preventivamente. O GGI tem o objetivo de elaborar propostas mais direcionadas, mais concretas."

O presidente do Tribunal de Justiça, Pedro Ranzi, ressaltou a importância da integração e do envolvimento do TJ nessas discussões. "Quando se fala em segurança pública, fala-se em justiça, e nós estamos envolvidos diretamente nessa temática. É preciso agir em conjunto, não vejo sentido em trabalhar separado."

O Inspetor de Operações da Polícia Rodoviária Federal do Acre, Peregrino Silveira, avaliou como positivo o resultado da reunião. "A secretária conduziu muito bem as discussões e eu acredito que a partir do fortalecimento dessa integração dos órgãos de segurança, nós teremos resultados práticos a médio e longo prazos, principalmente nas políticas de prevenção."

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter