Zelo

Gestantes recebem dicas de cuidados com recém-nascidos na Maternidade Bárbara Heliodora

O cenário chamou a atenção de quem entrava na sala. O ambiente interativo e a música relaxante formavam o espaço criado especialmente para as gestantes atendidas na Maternidade Bárbara Heliodora.

No local, grávidas e acompanhantes aprenderam sobre os cuidados com recém-nascidos, como a técnica correta de banho, cuidados com a higiene bucal da criança, com o coto umbilical, cuidados para evitar infecções respiratórias e primeiros socorros, além de conhecerem o universo da aromaterapia e meditação. Uma dinâmica para expressar o vínculo afetivo dos papais e mamães com o bebê, durante a gestação e após o nascimento, também foi realizada.

Profissionais da Saúde também ensinaram técnicas de massagem relaxante. Aula ocorreu na última segunda-feira, 10. Foto: Júnior Aguiar/ Sesacre.

“O grupo de gestantes foi criado com a nova gestão para aproximar gestantes e lactantes da Maternidade. O objetivo é levar informação, educação e tirar dúvidas não só da grávida, mas do acompanhante que estiver com ela no momento do parto e dos cuidados com o recém-nascido”, afirma a coordenadora do pré-natal de alto risco da Maternidade Bárbara Heliodora, Deise Videira.

Para a gestante de primeira viagem, Tayna Karine, as dicas foram importantes. “Achei muito bom e como estou esperando uma menina tive coisas bem esclarecedoras para mim, como a questão da higienização íntima. Eles falaram coisas que eu não tinha noção”, ressalta.

A mãe Tayna, no canto direito da primeira fileira, está atenta às técnicas corretas na hora de dar banho no recém-nascido. Foto: Júnior Aguiar/ Sesacre.

O trabalho foi desenvolvido em parceria com o grupo de residentes da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Família e Comunidade da Unidade Básica de Saúde Luiz Gonzaga de Lima Carneiro.

As gestantes receberam conselhos de oito profissionais das áreas de enfermagem, psicologia, fisioterapia, odontologia, nutrição, serviço social, educação física e fonoaudiologia.