Planejamento

Gestores se reúnem para elaborar Plano Plurianual

Durante dois dias, gestores, diretores e chefes de Departamento divididos por eixos estratégicos estarão reunidos para participar da elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, com orientações técnicas para a elaboração do documento. O PPA é instrumento legal de planejamento previsto na Constituição Federal e que norteia as principais ações que serão realizadas pela atual gestão, estabelecendo diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo governo do Estado.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), iniciou o processo de elaboração do PPA. Toda a estrutura de governo foi dividida em eixos: Meio Ambiente; Economia e Agronegócio; Gestão Institucional; Cidadania e Segurança e Infraestrutura.

Oficinas antecedem elaboração do PPA Foto: Neto Lucena/Secom

O encontro foi aberto com a apresentação da secretária de Planejamento e Gestão, Maria Alice de Araújo, que defende a importância de se alinhar as ações para alcançar metas estabelecidas no Plano de Governo. “Este é um momento importante para nosso Governo. Em 2019 estamos executando ainda o orçamento da gestão anterior. Agora estamos construindo o planejamento de acordo com nossos anseios, definindo nossas prioridades e as ações necessárias para transformar a realidade, com mais segurança, melhorando a saúde, retomando obras e investimentos em todo estado. Estamos planejando as mudanças e precisamos, de uma forma concreta, de alinhamento”, disse Maria Alice.

Os encontros foram divididos em dois momentos. Inicialmente, o secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Jarbas Anute, apresentou o cenário econômico, os principais índices e indicadores e falou também sobre a capacidade financeira e operacional do Estado, para que a partir disso, os gestores possam elaborar os programas e projetos tendo como norte as problemáticas a serem resolvidas e os setores que precisam de mais investimentos.

Depois, as setoriais irão trabalhar na construção dos portfólios. Durante a reunião, também foi detalhado o cronograma que deve ser seguido para a construção da peça orçamentária. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi entregue na Assembleia Legislativa e já está sendo analisada pelos parlamentares. O governo tem até o dia 30 de setembro para encaminhar à Aleac o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) e o PPA. Antes disso, as instituições estarão empenhadas na elaboração do documento.

Cenário econômico e indicadores foram apresentados durante encontro Foto: Neto Lucena/Secom

Em abril deste ano, os gestores do governo do Acre se reuniram para participar de oficinas de construção do planejamento estratégico. O encontro resultou na elaboração de mapas estratégicos setoriais que serão balizadores para um mapa com identidade única. O documento contém a missão, visão de futuro, valores e objetivos estratégicos de cada setorial. Os dados servirão de base para a elaboração do Plano Plurianual.

As ações, programas e projetos do PPA deverão ser norteados a partir das perspectivas definidas no mapa, direcionando os setoriais. No eixo Gestão Institucional, as ações devem garantir o equilíbrio fiscal, a qualidade do gasto público e a transparência e também garantir a modernização dos processos e das ferramentas de gestão.

Já no eixo Economia e Agronegócio, o planejamento deverá possibilitar o fomento do agronegócio, a industrialização e o acesso a linhas de crédito, impulsionando o crescimento econômico sustentado em bases diversificadas e regionais.

“Estamos iniciando um novo ciclo de prosperidade e bem-estar para todos os acreanos. Este encontro é importante para definirmos onde queremos chegar e como vamos atuar para atingir nossas metas”, destacou o secretário adjunto de Planejamento e Gestão.