Gladson Cameli apresenta propostas para emendas de bancada a parlamentares federais

“Estou aqui para pedir apoio e dialogar para que possamos encontrar, juntos, formas de beneficiar a população do nosso estado”. Foi o que disse o governador Gladson Cameli a integrantes da bancada federal do Acre, em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 8, em Brasília, para apresentar as propostas prioritárias do governo para emendas parlamentares relativas a 2020.

“Compreendo que as emendas são de responsabilidade dos parlamentares, mas peço que analisem nossas propostas, porque são de extrema importância para a população do estado”, disse o governador.

Ele explicou que está aberto ao diálogo e que acatará a decisão dos parlamentares uma vez que o importante é beneficiar a população “e o estado não pode perder nem um Real”.

O governador pediu aos deputados que analisem as propostas, porque são de extrema importância para a população do Estado Fotos: Diego Gurgel/Secom

Ao todo, o governo apresentou um portfólio de 149 projetos totalizando R$ 1,1 bilhão e oriundos do Plano Plurianual do estado para o período de 2020 a 2023. A sugestão é que 28 desses projetos, orçados em R$ 705,3 milhões, sejam apreciados pelos parlamentares para a destinação de recursos com emendas de bancada.

Essas iniciativas abrangem as áreas de economia e agronegócio, infraestrutura, cidadania e segurança. Entre elas estão a ponte da Sibéria, em Xapuri; as orlas e os anéis viários de Rio Branco e Cruzeiro do Sul; a construção de centros integrados de segurança pública em diversos municípios; a pavimentação de ramais e investimentos habitacionais de interesse social.

A secretária de Planejamento e Gestão, Maria Alice Araújo, detalhou as propostas e lembrou que elas têm por base as necessidades da população, inclusive porque são oriundas do PPA 2020-2023, “que foi construído de forma democrática, ouvindo os secretários de Estado e a população”. E ressaltou que “tanto as emendas individuais quanto coletivas vão ajudar muito o estado”.

O representante do governo em Brasília, Ricardo França, lembrou a importância do trabalho conjunto entre governo e bancada na garantia de recursos para o Estado, a exemplo dos relativos à emenda de recuperação de ramais. “A união pelo Acre significa benefício para a população”, lembrou.

A reunião ocorreu no gabinete do coordenador da bancada, senador Sérgio Petecão, e também contou com a participação dos senadores Mailza Gomes e Márcio Bittar; das deputadas federais Vanda Milani, Mara Rocha e Perpétua Almeida e do deputado Jesus Sérgio, o secretário de Relações Políticas e Institucionais, Alysson Bestene; o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Mauro Sérgio Ferreira da Cruz; e o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Anderson Abreu de Lima e o secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Jarbas Anute.