Gladson Cameli condecora ministro Luiz Campbell com a Ordem da Estrela do Acre

Mais alta honraria do governo acreano é concedida para personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado ou protagonizaram atuações decisivas em prol da população

O governador Gladson Cameli concedeu na manhã desta quinta-feira, 29, a Comenda da Ordem da Estrela do Acre, no grau Grande Oficial, ao ministro do Superior Tribunal de Justiça(STJ), Luiz Mauro Campbell, durante cerimônia realizada no Palácio Rio Branco. A honraria é a maior condecoração oferecida pelo Estado.

Nascido em Manaus (AM), Campbell tem longa e consolidada carreira na área jurídica. Em 1987 tornou-se promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Amazonas, onde ocupou o cargo de secretário-geral e foi procurador-geral da instituição por três mandatos. Ainda na administração pública amazonense, exerceu as funções de secretário de Estado de Justiça, Segurança Pública e controlador-geral. Em 2008, ocupou o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça.

A cerimônia foi prestigiada ainda pelo vice-governador, Major Rocha, pela primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, pelo chefe da Casa Civil, José Ribamar Trindade, pela procuradora-geral do Ministério Público Estadual, Kátia Rejane, pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Laudivon Nogueira, e pela defensora-chefe da Defensoria Pública Estadual, Roberta de Paula Caminha Foto: Marcos Vicentti/Secom

Durante sua fala, Luiz Mauro Campbell lembrou a trajetória do povo acreano que precisou pegar em armas para anexar o Acre ao território brasileiro. Sendo o único representante da região Norte no STJ, o ministro enfatizou que a honraria contribuiu para aumentar ainda mais sua responsabilidade em uma das mais altas cortes do país.

“Para mim, é uma honra extraordinária porque eu também me sinto acreano porque temos as mesmas raízes aqui no Norte do país. A história de vida do povo acreano é inconfundível e incomparável com qualquer outro estado da federação. Ninguém demonstrou tanto caráter e a brasilidade como o povo do Acre e isto é motivo de muito de orgulho para toda a nação brasileira”, pontuou.

Campbell disse ainda que ostentar a Estrela Altaneira dos acreanos no peito é, sem dúvida alguma, uma grande responsabilidade. “Essa responsabilidade torna-se muito maior para mim porque ainda que como o único representante do Norte do país no STJ, sem dúvida alguma, agregando mais carinho e respeito ao povo acreano para honrar este título que me concedem”, completou Campbell.

A Ordem da Estrela o Acre é concedida a personalidades que, por sua atuação destacada, dignas do respeito do povo acreano, contribuíram para o desenvolvimento do Estado ou protagonizaram atuações decisivas em prol da população.

Em seu discurso, o governador Gladson Cameli lembrou da exitosa trajetória profissional do ministro, do compromisso e responsabilidade de Campbell em representar os estados do Norte do Brasil no Superior Tribunal de Justiça.

“Não é apenas uma homenagem, mas um reconhecimento ao ministro Mauro Campbell pelo seu currículo e a história de um amazônida que ama esta região. O fato dele estar no STJ e conhecer a nossa realidade é motivo de orgulho porque sabemos que lá temos uma voz e uma porta onde bater. E com esta homenagem, tenho certeza que o ministro leva no coração a Estrela do Acre”, destacou o governador Cameli.

A cerimônia foi prestigiada ainda pelo vice-governador, Major Rocha, pela primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, pelo chefe da Casa Civil, José Ribamar Trindade, pela procuradora-geral do Ministério Público Estadual, Kátia Rejane, pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Laudivon Nogueira, e pela defensora-chefe da Defensoria Pública Estadual, Roberta de Paula Caminha.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter