Governador entrega casas em Cruzeiro do Sul

Moradia e condições de alcance à autonomia financeira fazem parte do projeto

quintais_06.jpg
quintais_03.jpg
quintais_04.jpg

Residências foram entregues pelo Governador às famílias da vila (Foto: Angela Peres/Secom)

A casa é mista, dividida em sala, cozinha, quartos e banheiro. O espaço já conta com infraestrutura e oferece aos moradores plenas condições para adquirir autonomia financeira por meio da produção familiar. Assim a realidade de vinte e duas famílias de Cruzeiro do Sul muda com a inauguração dos Quintais Florestais na Vila Santa Rosa, zona rural do município.

O governador Binho Marques, acompanhado do vice-governador César Messias, e do secretário de Estado, Nilton Cosson, entregou oficialmente as casas aos moradores selecionados por sorteio neste domingo, 16. As famílias assentadas viviam em situação de risco em bairros periféricos da cidade ou não tinham moradias próprias. “Esse projeto não pensa só na habitação, mas também da qualidade de vida e de produtividade”.

Marques destaca ainda a possibilidade das famílias viverem com autonomia, liberdade e que não dependam de esmolas. “Tenho certeza que o povo do Acre é trabalhador, honesto e com condições de garantir o próprio sustento. Vamos concluir o trabalho no final do ano que vem com a convicção de que o nosso projeto de inclusão social foi atingido”.

Os lotes de 0,8 hectare têm energia elétrica garantida pelo Programa Luz para Todos, poços com água própria, além de áreas para que as famílias plantem hortaliças, frutas. Equipes da Seaprof e uma técnica da área social realizam o trabalho de acompanhamento dos assentados e são responsáveis pela capacitação e assistência técnica. As experiências serão acompanhadas e avaliadas periodicamente para que os ajustes ao projeto sejam feitos de modo a replicar a ação para outras comunidades.

Sementes de hortaliças, maracujá e mamão já foram distribuídas. O pacote inclui ainda o repasse de vinte matrizes de galinha caipira. “Até dezembro desse ano as famílias já terão alguns produtos que garantam a alimentação familiar e a venda de excedentes da produção”, salienta Valdemir Neto, da Seaprof de Cruzeiro do Sul.

Rosangela de Souza tem dois filhos e é casada. Ela foi uma das 22 pessoas a receber a casa. “Minha vida já mudou muito. Morada na periferia e agora tenho condições de fazer minhas plantações e ganhar a nossa vida assim. Esse é um momento de muita alegria”. Essa sentimento das famílias foi transmitido ao governador pelos alunos de uma das escolas da comunidade de Santa Rosa. A leitura compenetrada e coerente das crianças não deixou de ser percebida pelo professor Binho Marques. “Além da moradia digna, fonte de renda, as famílias também têm a oportunidade de manter os filhos na escola. Nosso objetivo de ter um Acre justo, limpo e produtivo está acontecendo”.

quintais_0523.jpg

Casas possuem toda infraestrutura necessária para receber as famílias (Foto: Angela Peres/Secom)

Soberania alimentar e o fortalecimento da produção familiar

As casas entregues fazem parte do projeto de governo Pólos e Quintais Florestais desenvolvido a partir dos preceitos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre. Nilton Cosson, secretário de Extensão e de Produção Familiar, destaca que o processo que está em andamento no Acre é contrário ao que aconteceu anteriormente, com a saída dos moradores da zona rural para zona urbana. “O êxodo agora é da zona urbana para rural novamente. As famílias estão deixando a vida difícil na periferia e apostando na produção primaria”.

A possibilidade de produzir o próprio alimento e comercializar o excedente evidencia a meta do governo do Estado de fomentar a fortalecimento da produção familiar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter